Cientistas e empreendedores

Comentário da matéria “Cientistas e empreendedores”

Revista Info

O Brasil vive um momento oportuno para o setor de biotecnologia – produtos criados a partir do conhecimento de processos biológicos. A Revista Info mostra alguns casos de sucesso – todos do interior de São Paulo – fundados por cientistas que se tornaram empreendedores, buscaram financiamento público e tiveram a orientação de incubadoras.

Bug Agentes Biológicos

Fundada em 2001, a startup busca combater pragas agrícolas de maneira mais eficiente e sustentável. Isso ocorre através da produção industrial de ovos de duas espécies de vespas, que são parasitas dos ovos de pragas que atacam plantações de cana-de-açúcar, soja, milho e tomate.  A equipe que já possui 85 pessoas pretende abrir escritórios pelo Brasil e também planejam liberar os ovos com auxílio de drones, em parceria com a startup AGX.

Chem4u

Em 2007, após entrar em um programa de incubação de novas empresas, dois pesquisadores focaram no desenvolvimento de compostos antibacterianos que pudessem ser aplicados em tintas e embalagens. Assim, foi criado um verniz de base orgânica que pode ser utilizado sobre qualquer superfície e evita a proliferação de bactérias e fungos que causam infecções, protegendo o ambiente. “O plano agora é levar o produto para hospitais, cozinhas industriais, escolas, restaurantes, hotéis, clínicas médicas e dentárias”, diz Leila Jansen, uma das pesquisadoras.

Exxtend

“A tecnologia tem 30 anos e ninguém produzia aqui”, diz João Bosco PEsquero, fundador da empresa Exxtend que oferece no Brasil o oligonucleotídeos – produto essencial para realizar estudos genéticos, pois é com ele que pesquisadores selecionam os trechos de DNA que serão analisados. Criada em 2012 em parceria com a alemã K&A, a startup já possui 1496 clientes e receita de 1,2 milhões. Segundo os fundadores, o mercado pode chegar a pelo menos 8 milhões de reais.

Pesquisa e inovação: são as duas palavras que definem essas novatas de tecnologia. Como já citado no artigo anterior, o Brasil vive um grande momento para o desenvolvimento de empresas que possuem grandes ideias. Fique atento ao mercado, essa pode ser a sua chance!

Web Cams Sex