Internet está por trás das principais inovações

Comentário da matéria – “Internet está por trás das principais inovações”

Jornal Valor Econômico

 

Início de ano e os principais especialistas em tecnologia ditam as principais tendências que vem por aí. O Jornal Valor Econômico também contribuiu com as previsões em TI e eu as transfiro pra cá. Vamos conferir quais são as principais inovações que estão por vir.

Quem apostou em mobilidade o ano passado colheu bons frutos e, neste ano, os dispositivos móveis ganham ainda mais fôlego com a quarta geração de telefonia móvel – o famoso 4G. A Claro foi a primeira operadora a colocar o serviço no ar, mas a expectativa é que até abril, a tecnologia esteja em funcionamento nas cidades-sede da Copa das Confederações e até o fim do ano, as operadoras têm que ter o serviço disponível em todas as cidades-sede e subsede da Copa do Mundo de 2014. Para acompanhar este padrão, o número de celulares compatível com o 4G, que chegará ao mercado neste ano, será três vezes maior que em 2012.

Acompanhando a evolução da telefonia móvel, que permitirá uma transmissão de dados muito mais rápida, os aparelhos se redimensionam para proporcionarem uma melhor experiência de navegação na internet. Tablets tem suas telas reduzidas a fim de ampliar sua mobilidade. Por outro lado, os televisores vêm com telas gigantes, que somadas a aplicativos, permitem uma conectividade à internet e uma interação com a rede.

Também temos como tendência a “carteira digital” que representa mais um grande passo nos pagamentos móveis. Diversas iniciativas forma anunciadas em 2012 e serão consolidadas ao longo deste ano.

Já falamos de Big Data por aqui e parece que ela volta a se repetir em 2012. A prática, inaugurada por Obama em sua campanha, vira indicativo de “bom uso” de conteúdo na rede. De acordo com a empresa de pesquisa Gartner, os gastos com projetos de gerenciamento, armazenamento e análise de dados chegarão a US$ 34 bilhões em todo o mundo neste ano, um aumento de 21% na comparação com 2012.

Já foi o tempo que e-commerce era só uma tendência, hoje, comprar pela internet é uma realidade em toda a parte do nosso país. O que vem por aí é o Social Commerce – chegamos ao momento que as redes sociais influenciam a decisão de compra e, portanto, elas são estratégicas para grandes varejistas e gigantes do comércio eletrônico.

Não menos importante, temos ainda:

e-fitness – Tablets e telefones, bem como outros recursos tecnológicos, funcionarão cada vez mais como ferramentas para ajudar quem quer entrar em forma.

Sistemas Operacionais – Novos combatentes competirão com o Google (Android) e Apple (iOS) na disputa por sistemas operacionais. Destacam-se as iniciativas da Research In Motion (RIM),  Firefox e Nokia.

Consoles de Jogos – Vem aí a oitava geração de consoles para videogames, com a aposta em processamento de dados, gráficos e também interação com a máquina.

Segurança Virtual – Vivemos uma era em que há risco para qualquer plataforma digital, o que inclui os dispositivos móveis. Novas estratégias de proteção devem surgir.

 

E você? Qual é sua aposta para os avanços da tecnologia em 2013?

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU