Cientistas desenvolvem microscópio capaz de achar tumores em cirurgias

Um grupo de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo microscópio capaz de detectar tumores na mama durante cirurgias e de examinar biópsias em três dimensões. Ele pode fotografar, em até 30 minutos, as margens de amostras do tecido mamário com o mesmo nível de detalhamento que os de uma patologia tradicional.

Ao conseguir fotografar com rapidez a superfície completa ou as margens do tecido mamário cindido durante a operação, será possível detectar se as mulheres têm ainda um tumor no corpo ou não, explica Jonathan Liu, professor de engenharia mecânica da Universidade. Isso representaria um grande benefício para pacientes com câncer.

Cerca de 20% e 40% das mulheres que se submetem a uma lumpectomia têm que passar pela sala de cirurgia mais de uma vez para eliminar as células cancerígenas que não foram detectadas durante a operação inicial.

O novo microscópio pode fotografar grandes superfícies de tecido a uma resolução muito elevada e criar milhares de imagens bidimensionais por segundo para gerar rapidamente uma reprodução em 3D da amostra da biópsia. A informação adicional poderia ajudar os médicos, no futuro, a diagnosticar e classificar os tumores com exatidão muito maior.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU