A criatura

Comentário da matéria “A criatura”

Jornal Valor Econômico

 

Você quer entender a bioimpressão em 3D? Então nada melhor do que começar a conhecer o cenário brasileiro que é um dos líderes nesta nova tecnologia. O nome parece meio complicado e na verdade é mesmo bem complexo, porém, com a leitura da matéria “A Criatura”, da Revista Info, entendemos melhor as pesquisas com tecnologia de ponta que busca imprimir em 3D Órgãos e Tecidos Humanos.

O Centro Público de Pesquisas (CTI) em Campinas, em São Paulo, é um dos locais de excelência em impressão 3D no mundo, trata-se de um órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. São oito máquinas disponíveis para que pesquisadores e estudantes criem projetos.

Com destaque estão projetos como o Tamanduarm que se trata de um enorme braço robótico, com quase 2 metros de altura. A máquina, avaliada em 100 000 dólares, possui duas articulações. Nela, os pesquisadores instalaram o primeiro protótipo de uma pistola que será capaz de imprimir células diretamente no corpo.

O CTI também criou uma família de gaiolas que pretendem reproduzir estruturas mais rígidas, como os ossos, e que possuem várias camadas internas de sustentação. Outra variação da tecnologia é a Capilinser, desenhada em forma de vaso, com ganchos para prender células de cabelo no couro cabeludo.

Porém, a mais ousada e promissora das pesquisas está na impressão de órgãos humanos. Por meio da parceria com o cientista russo, Vladimir Mironov, uma máquina deste modelo já está funcionando em uma das saladas do CTI, em Campinas.

Não deixe de ler a reportagem na íntegra. Esta é uma grande oportunidade de reconhecermos nossos talentos e nossas conquistas. Investir em pesquisa e tecnologia é valorizar nosso potencial em criar produtos inovadores, que ultrapassem as fronteiras das commodities e insiram nosso país em rotas mais competitivas e modernas.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU