Robôs bem-intencionados

 

Muito tem se falado da Inteligência Artificial (IA), mas você já sabe como ela vai futuramente interferir no seu dia a dia? Gigantes da tecnologia se uniram para descobrir como usá-la a favor da sociedade.

Apesar de muitos líderes do mercado da tecnologia já investirem na IA, eles também se juntaram através do Partnership on Artificial Intelligence to Benefit People and Society (Aliança Sobre Inteligência Artificial para Beneficiar Pessoas e a Sociedade, em tradução para o português). Um projeto que tem o objetivo de identificar como programas e sistemas podem aprender sozinhos, sem nenhum comando. Quem compõe esse time é a Microsoft, Facebook, Amazon, Google e IBM.

Parte dos esforços está em desenvolver aparelhos autodidatas que pegam todos os seus dados (contatos, redes sociais, compras online, preferências de navegação, mensagens e etc.) para identificar hábitos, necessidades e gostos. Objetos, como a sua geladeira e televisão vão saber tudo sobre você e filtrar o que é interessante. Também possuir entendimento, por exemplo, sobre o horário que você almoça e qual seriado gosta de assistir.

É estranho pensar como vamos dar tantas informações sobre nós a esses aparelhos, melhor dizendo, as empresas que estão por trás dessas tecnologias. Soa meio assustador citar tudo isso, mas se pararmos para refletir, quanto hoje o Google, por exemplo, já sabe sobre você?

O que esses sistemas vão fazer é trocar suas informações pelo uso das tecnologias, o próprio Google já faz isso atualmente. A primeira coisa que me veio à cabeça é seu serviço na nuvem de armazenamento de fotos, o Google Fotos. Para usufruir do programa você precisa deixar livre o acesso a todos os seus dados, como contatos, e-mails, agendas, entre outros. Até quando estaremos dispostos a fornecer essas informações? Até que patamar essas empresas vão garantir a segurança dos nossos dados?

 

 

 

*Assunto extraído da revista Época Negócios

Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU