Quando a tecnologia torna as pessoas mais inteligentes

 

Nós já vimos em outros textos aqui do blog como o Watson, plataforma de inteligência artificial da IBM, é capaz de beneficiar diversos tipos de setores. Leia agora um exemplo dos ganhos dessa tecnologia na saúde.

Milhões de dólares são gastos todos os anos em consequência de diagnósticos errados no combate ao câncer. Sendo assim, milhões de vidas também são perdidas. Quanto mais cedo se descobre o tipo de célula cancerígena, também mais rápido é possível dizer o tipo de tratamento adequado ao paciente. Em alguns casos depois de analisar a doença, especialmente quando é um câncer raro, os médicos levam semanas para estudar qual o melhor tratamento.

Este tempo muitas vezes é crucial na vida da pessoa, quanto mais demorado mais difícil de sobreviver. Todos os anos nove milhões de pessoas morrem por causa do câncer.

Médicos japoneses decidiram utilizar o Watson para analisar o material genético de um paciente. Em poucos minutos, a máquina da IBM comparou o material genético do paciente com mais de 20 milhões de estudos oncológicos existentes e, chegou à conclusão que ele tinha um tipo raro de leucemia.

A experiência foi positiva para todos os envolvidos. Primeiramente ao paciente, e também aos médicos que não perderam semanas de pesquisa e os ajudaram a aprender sobre o caso.

“As empresas devem usar a tecnologia para aumentar a capacidade dos trabalhadores, não apenas para substituí-los, para que eles possam fazer coisas que eram anteriormente impossíveis”, disse Tim O’Reilly.

Meu xará resumiu em poucas palavras o que faz muito sentido. Muito se fala sobre os empregos que serão perdidos com a tecnologia, mas muitos se esquecem de pensar sobre seus inúmeros benefícios, e um deles, é tornar os humanos mais competentes, aprimorando suas habilidades.

Li uma publicação na internet que achei muito interessante, retrata um pouco desse texto de hoje. É uma lista de atividades sobre o que a máquina não consegue superar o homem, quesitos que inclusive podem ser somatórios as capacidades humanas.

Seres humanos melhores

  1. Raciocínio lógico;
  2. Detecção de novos padrões;
  3. Criatividade;
  4. Compreensão da linguagem natural;
  5. Coordenação de vários agentes;
  6. Identificação de estados emocionais e sociais;
  7. Resposta aos estados emocionais e sociais;
  8. Exibição de estados sociais e emocionais;
  9. Movimentação em ambientes diversos.

Humanos = robôs

  1. Percepção sensorial;
  2. Articulação;
  3. Geração de linguagem natural;
  4. Destreza / habilidades motoras.

Robôs melhores

  1. Planejamento e otimização;
  2. Reconhecimento de categorias;
  3. Recuperação de informações;
  4. Habilidades motoras;
  5. Navegação.

 

*Assunto baseado na reportagem do jornal Valor Econômico e do Olhar Digital.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU