O desafio de estimular a criatividade na dona do Google

Como você estimula a criatividade das pessoas que lidera? Como você se sente motivado para criar novas coisas? Veja o que faz Astro Teller, diretor-presidente do laboratório de pesquisa e desenvolvimento X, da Alphabet, dona do Google.

Teller incentiva sua equipe a desenvolver o maior número possível de ideias ousadas e procura mostrar a eles questões fora da caixa que os impedem de realizar grandes feitos. O ambiente descontraído é outro fator de grande importância. Para ele, pessoas felizes e naturalmente infantis possuem mais chances de mudar perspectivas e ter ideias inovadoras.

“Eu certamente incentivo uma baixa deferência à autoridade aqui. Humor e criatividade estão inexoravelmente ligados. É muito difícil ser triste ou sério […] e aparecer com perspectivas realmente diferentes”. O nome dos cargos de sua equipe são um tanto diferentes, o dele, por exemplo, é Capitão das Viagens à Lua. É também comum vê-lo circulando pela empresa de patins.

O fracasso é tão valorizado que espera-se que haja sempre uma boa quantidade deles na empresa. Para isso, Teller diz que foi criado até mesmo um dia para celebrar os projetos que não deram certo. “Construímos um altar para ajudar as pessoas a celebrar seus fracassos e chorar um pouco pelos projetos que eram importantes para elas e que tivemos que interromper”.

É essencial parar por um momento para refletir como se encontra a sua equipe. Será que estão realmente motivadas? Estão dando o seu melhor? Equipes desmotivadas não produzem bons resultados, trabalham sem propósito e o ambiente de trabalho certamente não fica dos melhores. E sobre o pensar fora da caixa citado do Teller, em nosso dia a dia no trabalho é importante estar atento para não ficar preso às tarefas rotineiras, apenas “apagando incêndios”.  Devemos primeiramente planejar nossos afazeres e separar um tempo para realizar outras coisas relevantes, pensar em diferentes soluções e desenvolver novas ideias.

 

 

 

*Assunto baseado na reportagem do jornal Valor Econômico

Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU