Como liderar ecossistemas inovadores

 

O mundo digital mudou diversos paradigmas, um deles foi à relação entra as empresas. Hoje, a parceria entre as companhias é algo que auxilia bastante rumo à inovação. Mas como governar este ecossistema?

Como cita a matéria da revista HSM, “as empresas precisam construir redes de cooperação com investidores fornecedores, negócios complementares e até clientes”. O desafio é administrar para que essa relação não crie problemas e os objetivos sejam atingidos.

Quem fala sobre esse assunto é o professor Ron Adner, da Tuck School os Business, dos Estados Unidos, um especialista que estuda essa área há mais de duas décadas. Primeiramente vale entender o que é um ecossistema de inovação, Adner explica que é “um conjunto de parceiros que precisam estar alinhados para que uma proposta de valor central de materialize”.

Parte do sucesso está em identificar os parceiros. Pergunte a você mesmo: “Em que medida o projeto em questão depende de novos modos de colaboração com parceiros?”, fala Adner.

Definir como um grupo de empresas vai trabalhar em torno de um objetivo é essencial, depois vem à questão da governança. Adner diz que não tem como todas as empresas que trabalham em conjunto estarem no comando, é preciso estar claro quem será o líder e quem concorda em não ser líder.

Entender o mundo digital como um ecossistema é quase um dever dos gestores. Uma comunicação clara e eficaz se mostra igualmente de grande importância.

Vivo essa questão atualmente em minha empresa, de uns anos para cá passamos a enxergar o digital com muito mais atenção e cautela. Deixar esse universo passar despercebido e sem interferir no que você produz é colaborar para um suicídio do seu negócio. É também interessante perceber que a colheita de frutos positivos de uma companhia está ligada em como ela vai lidar com as novas empresas que chegam para fazer parte do seu ambiente.

 

 

 

*Assunto baseado na revista HSM

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU