O sucesso está na convivência das empresas

“É preciso reinventar uma economia de convivência”, diz Edgar Morin, um pensador francês de 86 anos, considerado um dos maiores e mais importantes autores da contemporaneidade. Suas palavras são tocantes ao empresário que se sente compromissado com a sociedade, com outras gerações e com o planeta.

Os negócios da humanidade ultrapassaram uma fase cartesiana, em que éramos metodologicamente matemáticos e racionais. Hoje, as experiências econômicas de sucesso baseiam-se na rede integradora, que é sistêmica e holística. Não somos mais partes individuais e dissociadas.

Nesse contexto, algumas empresas estão mais a frente, e outras em fase de sensibilização. Mas há o consenso de que uma corporação é um universo e por isso está conectada a muitas outras coisas, inclusive diretamente a outras empresas. Hoje não há mais a concorrência acirrada e sim uma competitividade sistêmica. As organizações não são mais inimigas e por mais de uma vez podem se unir para maximizar suas externalidades positivas.

E nessa união de pontos fortes, entre uma, duas ou mais empresas, ocorrem as chamadas fusões, aquisições e parcerias. Nomes que até então eram utilizados somente entre gigantes da economia mundial, atualmente fazem parte do vocabulário e da realidade de pequenas e médias empresas, que utilizam destas estratégias para preservar suas fortalezas e estimular o potencial de crescimento de seus empreendimentos.

Nós, empresários, temos que permitir a expansão dos nossos negócios, para que eles possam ser organismos benéficos e ilimitados em seu compromisso com as pessoas. Na história da Tron Informática, a proximidade com outras empresas só trouxe benefícios.

Em 2005, fizemos nossa primeira aquisição. Adquirimos uma empresa que era detentora dos diretos do aCell, o que nos permitiu comercializar, a partir de então, o produto Phonus. Em 2008, firmamos uma parceria de sucesso com a Fibonacci, e em conjunto colocamos no mercado a nossa Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

Recentemente, comemoramos uma parceria que promete ser um negócio inovador e desafiador. Uma empresa de Brasília (DF), renomada e reconhecida no segmento de Tecnologia da Informação (TI), já é Tron, assim como nós também somos ela. E desta parceria, muitas novidades e melhorias chegarão aos nossos colaboradores e clientes, em breve.

Em todos estes negócios, cuidamos e zelamos para que o processo ocorresse de forma harmoniosa, em que todos os envolvidos tivessem suas expectativas correspondidas e até mesmo superadas. Em todos os casos mensuramos uma fusão de competências, aquisição de know-how e parceria com o futuro.

E assim continuará sendo. Somos empresários de uma nova era, em que cooperação é sinônimo de desenvolvimento. A constituição de redes empresariais demonstra um novo patamar, em que é possível uma gestão compartilhada, capaz de gerar um ambiente favorável a inovação e fortalecer a economia local, com sustentabilidade ambiental e social.

Reilly Rangel

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU