Elementar meu caro Watson

 

Com 105 anos de história a IBM já precisou se reinventar várias vezes. Agora ela é dona de uma poderosa tecnologia capaz de atingir todos os setores da sociedade, e isto já está acontecendo.

A IBM já foi uma fabricante de relógios, depois de máquinas de escrever, computadores, serviços tecnológicos e nos últimos tempos, sua grande aposta é no Watson, plataforma de inteligência artificial que funciona no modelo de computação em nuvem. Este é o mercado de soluções cognitivas no qual a empresa desde 2010, já investiu mais de US$ 15 bilhões.

O grande poder do Watson é a possibilidade de ser utilizado em diversas áreas, como financeira, varejo, direito, saúde e educação. Segundo a CEO global da companhia, Ginni Rometty, esta tecnologia pode ser usada por até um bilhão de pessoas até o fim de 2017.

O Watson Health, por exemplo, é uma divisão focada na saúde que realiza estudos sobre o câncer e atua no combate a diabetes. Com base em milhares de informações o sistema sugere aos médicos dados valiosos para a tomada de decisão. “A plataforma lê mais de 40 milhões de artigos por segundo”, explicou Eduardo Cipriani, da IBM Brasil.

Bancos brasileiros também utilizam a tecnologia, como Banco do Brasil e Bradesco, que além de utilizar em seu call center, ajuda a responder mais de 200 mil perguntas sobre 59 produtos e serviços do Bradesco. Há também companhias de outros setores como a Sky, de telecomunicações, e a Fleury, da saúde.

O Watson da IBM atua como um polvo que consegue fornecer soluções para as mais diversas áreas. A inteligência artificial é uma ferramenta magnífica capaz de transformar o nosso mundo, exatamente por esse motivo precisamos ter cautela com seu uso. Trazendo a questão para o mundo dos negócios, o que a sua empresa está fazendo ou como você profissional está se preparando para o futuro?

 

 

*Assunto baseado na reportagem da revista Isto É Dinheiro

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU