A Era Pós Touch

Comentário da matéria “A Era Pós Touch”

Revista Info

 

Comandar seu smartphone com o toque de seus dedos – isto já foi a vanguarda da tecnologia. Novas inovações, que mais parecem ter saído de filmes de ficção, já estão na porta de entrada de mais uma revolução nas tecnologias de consumo. A Revista Info nos mostra o avanço dos aparelhos controlados por gestos.

O destaque está no Leap Motion , ele foi lançado comercialmente em julho pela empresa californiana que tem o mesmo nome e custa 80 dólares. Com dimensões de 3 por 5 polegadas, ele capta os movimentos das mãos e traduz para linguagem dos computadores. O Leap Motion é uma boa alternativa ao touchscreen nos computadores de mesa.

Apesar de ter uma boa loja de aplicativos, ainda faltam games e programas realmente arrebatadores para o usuário comum. No Brasil, a empresa Singol, de Sorocapa (SP), trabalha em um game educativo que envolve atirar, com um movimento polegar, em caixotes que exibem o resultado correto de uma operação matemática. Outro programa didático, disponível na loja Airspace, exibe um sistema solar tridimensional, com planetas que podem ser aproximados com o movimento das mãos.

A fabricante de processadores Intel também está atenta ao futuro pós touch. Em julho, comprou a startup israelense Omek, desenvolvedora do software Omek Grasp, capaz de ler 22 articulações da mão e seus movimentos. Logo, ela será incorporada aos futuros lançamentos da companhia americana líder na venda de chips. A companhia ainda trabalha com a empresa belga Softkinecti no projeto Percentual Computing, uma webcam equipada com sensores infravermelhos capazes de reconhecer gestos e até expressões.

Uma experiência intuitiva e natural – é assim que será a interpretação de quem usará estas novas tecnologias que se comandam por meio de gestos e expressões. Assim como o mouse foi um divisor de água na história da computação, novas tecnologias de computação representarão um marco. As inovações nunca param.

Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU