O que aprender com a “máfia do Paypal”

 

A maioria das pessoas vê o Paypal como uma empresa de sucesso pioneira do mercado de pagamento online. Entretanto, é muito mais do que isso. A companhia formou uma grande família entre seus membros, um dos grupos mais poderosos do mundo.

A “máfia do Paypal” como eles são chamados forma um time de pessoas que trabalharam no Paypal, empresa fundada em 1998. Depois de ser comprada pelo eBay, essas pessoas usaram sua extensa rede de relacionamento e a experiência para financiar e criar diversas startups, muitas das quais se transformaram em “unicórnios”, ou seja, avaliadas em mais de US$ 1 bilhão.

Estima-se que mais de 200 pessoas compõe o grupo, mas três deles são os mais visados: Peter Thiel – era sócio-fundador e CEO do Paypal, e um dos primeiros investidores do Facebook e Airbnb. Atualmente também é dono de três fundos de investimento -; – um dos sócio-fundadores do Paypal. Hoje é dono da Tesla e da SpaceX -; e Reid Hoffman – era o chefe de operações do Paypal. Um dos fundadores do LinkedIn, vendido para a Microsoft.

Vamos colocar números em apenas algumas das empresas que esse poderoso time ajudou a criar ou investiu: a Tesla vale US$33,2 bilhão, a SpaceX US$ 12 bilhões, a Palantir US$20 bilhões, o LinkedIn foi vendido para a Microsoft por US$26,2 bilhões. Outro fato impressionante é que os US$500 mil investidos por Thiel em 2004 no Facebook, hoje já se transformou em US$500 milhões. Os fundadores do Youtube vendido para o Google em 2006 também saíram do Paypal.

A startup de pagamentos fez história no Vale do Silício por algumas razões, como:

  • Aplicativos: a empresa não criou os apps, mas foi pioneira em viralizar o uso de aplicativos móveis.
  • Widget embutidos: disseminou o uso de componentes embutidos em sites de terceiros.
  • Interatividade: foi uma das primeiras a lançar produtos da versão beta, ou seja, que recebem colaborações de melhorias do sistema pelos próprios usuários, escapando ao ciclo de lançamento de produtos.

Também não foi por acaso a contratação de cada uma das pessoas que trabalharam no Paypal, além do repudio ao estilo tradicional de administração havia uma regra. Como já citou Thiel: “Nós não contratávamos apenas nossos amigos, mas pessoas que acreditavam que poderiam se transformar em nossos bons amigos”.

Enganava-se quem pensou um dia o Paypal ser apenas mais uma startup de sucesso. Com muita maestria seus integrantes continuaram unidos e souberam disseminar seu conhecimento para apoiar outras empresas. Claro que muitas investidas não deram certo, contudo as de sucesso somam ganhos de deixar qualquer um de queixo caído. O trajeto que começou em uma empresa pioneira se transformou em cifras bilionárias que estão bem distante de ter um fim.

 

 

*Assunto baseado na reportagem da revista Isto É Dinheiro

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