Celular na cama atrapalha o sono, mas há truques para driblar o malefício

 

Hoje o nosso aparelho celular funciona para muita, mas muita coisa mesmo. Se por um lado facilitou tantas tarefas em nossa vida, esses aparelhos se usados de maneira errada também contribuem para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Além do celular, podemos inserir neste contexto os tablets, computadores e outros eletrônicos. Os danos causados por esses aparelhos são especialmente quando utilizado antes de dormir.

“Enquanto há luz, o corpo não entende que deve sentir sono. O cérebro emite um alerta vermelho de que não devemos ir para a cama”, disse a especialista do sono Camila Hirotsu.

O problema é que esses aparelhos emitem luzes azuis que inibem a secreção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono – é ele que preveni alguns tipos de câncer, como o de mama e próstata. Por isso o porquê dos eletrônicos contribuírem para essa terrível doença.

Essa luz azul atravessa os nossos olhos e bate na glândula pineal (que controla ciclos vitais) e nos deixa em alerta. Além disso, os eletrônicos também ativam os nossos neurotransmissores de vigília, o que aumenta a produção de cortisol, hormônio que em excesso causa estresse e picos de ansiedade.

A solução mais comum para evitar problemas é baixar a luminosidade da tela ou para quem tem o iPhone usar a função “night shift”. Há também aplicativos que deixam as cores do aparelho mais quentes depois de certo horário, e até mesmo óculos com lente laranja vendidos em lojas de material de construção e na internet que servem para barrar a tal luz azul emitida pelos aparelhos.

Acho que você já tinha noção que o uso do celular e outros gadgets antes de dormir fazem mal, afinal, quem nunca experimentou perder o sono depois de utilizar algum deles seja para conversa com alguém, responder um email ou conferir as redes sociais? Eu confesso que realmente não sabia que isso pode até causar câncer, entre outros problemas como o estresse. Aqui a palavra que se encaixa melhor é: resistir. Resista em não usar eletrônicos no mínimo uma hora antes de dormir. – Eu já vou começar hoje mesmo. Boa sorte pra gente!

 

 

 

*Assunto baseado na reportagem do Jornal Folha de S. Paulo

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU