A história que a Amazon tenta escrever

 

Famosa por causar mudanças no mercado em que atua, a Amazon não conseguiu ao certo replicar o seu modelo de negócios no Brasil. O jeito foi pensar em outra estratégia; e pelo menos por enquanto está somando pontos positivos.

Além de possuir o título de maior varejista on-line do mundo, a Amazon com a sua editora AmazonCrossing se tornou a maior tradutora de livros de ficção e poesia da Inglaterra.

A principal jogada da empresa nos países em que atua é oferecer grandes descontos aos consumidores na venda de livros físicos e digitais, forçando as editoras a trabalharem com sua política de preços. Contudo, as editoras brasileiras não cederam a esse modelo e a empresa ficou sem fechar muitos negócios por aqui.

Uma saída que tem dado certo foi à aposta em sua plataforma de autopublicação. Meio que não precisa do acordo com as editoras já que os escritores publicam diretamente na ferramenta. Eles por sua vez, também estão gostando da ideia já que a Amazon oferece 75% do lucro de capa da publicação, enquanto as tradicionais apenas 10%. A venda de livros autopublicados já responde por 30% do faturamento da varejista no Brasil.

“Costumo publicar obras que não iriam para a minha editora (a Record), ou livros meus que já estão esgotados. […] Às vezes as pessoas me pedem algum texto, aula ou discurso. Eu acabo juntando todos em um livro e jogando lá, a R$ 1,99”, diz o escritor Cristovão Tezza.

Paulo Coelho, um dos mais influentes autores brasileiros também aderiu ao modelo. Ele já chegou a publicar na plataforma da Amazon livros exclusivos, como “O Livro dos Manuais”.

Essa não é a única estratégia que a Amazon adotou por aqui. Ela também lançou alguns anos atrás um serviço de aluguel de livros digitais e até mesmo uma parceria com a Nestlé quando no Natal passado distribuiu chocolates. Se comparado a outros países, a varejista ainda tem possibilidades enormes de crescer no Brasil. Ah, lembrando que a plataforma não é apenas para grandes escritores, você também pode usar a Amazon para publicar o seu livro.

 

 

 

*Assunto baseado na reportagem da revista Isto É Dinheiro

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU