Por que apps piratas dominam a Google Play

A pirataria invadiu as lojas de aplicativos e infelizmente é provável que ela não desapareça desse espaço tão cedo. Por que isso está acontecendo? Quais problemas esse apps trazem para os usuários?

Quem explicou essas questões foi Roberto Icizuca, especialista em pirataria de apps e diretor de criação da O1 Digital. Esses programas considerados piratas são versões não autorizadas ou mesmo hackeadas de aplicativos existentes ou descontinuados. Eles normalmente aparecem com nomes similares de apps famosos. Esse inclusive é o ponto inicial dessa pirataria. Basta ser um aplicativo de sucesso para surgir suas cópias nas lojas digitais.

A App Store, da Apple e o Windows Phone, possuem processos mais rígidos para evitar essa atividade. “Cada app passa por um processo de certificação, aprovação e comprovação antes de ir para loja”, como explica Roberto. Muitas vezes não impede a expansão, mas é uma forte tentativa. Já a Google Play “apenas remedia as brechas a todo o momento. até pouco tempo, não era necessário nenhum tipo de documentação que provasse os direitos sobre uma aplicação que entrasse no ar”.

Dificulta ainda mais a extinção desses programas falsos, pois muitas vezes mesmo após terem sido excluídos das principais lojas que conhecemos, eles “podem ser encontrados em algumas lojas da China, como Baidu, Qihoo 360, Tencent e Wandoujia”.

Os problemas dos programas falsos segundo Roberto: “fazer o download de um aplicativo pirata pode causar desde mau funcionamento, o que exigirá reinicialização do eletrônico com as configurações originais da fábrica, até problemas mais graves que podem inutilizar o aparelho para sempre”.

Como quase tudo que fica popular é pirateado, no auge dos aplicativos isso não foi diferente. Produtos falsos revelam prejuízos para toda a cadeia envolvente de um setor. Os desenvolvedores estão atentos com as cópias falsas, enquanto nós usuários também devemos nos opor a esses conteúdos.

 

 

 

*Assunto extraído da Revista W

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU