Soluções inovadoras

 

São principalmente as pequenas e médias empresas que não tem gerado números positivos nesse período de crise. É por isso que nesse momento, reformular as estratégias e pensar em inovações é essencial para o negócio. Alguns programas oferecem essa ajuda.

Como afirma Luiz Baretto, presidente do Sebrae. “Momentos de crise são oportunidades para repensar modelos de negócio e usar a inovação como uma maneira de se diferenciar dos concorrentes”.

O próprio Sebrae, além de instituições como o Insper e Endeavor lançam ou renovam ações nesse sentido de apoiar empreendedores em áreas como a inovação, aumento da produtividade, acesso ao crédito, e até mesmo alternativas relacionadas à redução do gasto de energia.

Um exemplo é o Inova, realizado pelo Sebrae-SP e que atende segmentos do agronegócio, comércio, indústria e serviços. O programa lista 600 soluções voltadas à gestão, cultura empreendedora, tecnologia e acesso ao crédito. Já com Sebretec, criado em 2010, está previstos o investimento neste ano de R$ 303 milhões na iniciativa que tem como objetivo subsidiar até 80% do valor de consultorias tecnológicas.

Os tempos de crise jamais sugerem que os empreendedores devam recuar e esperar o momento ruim passar. Pelo contrário, é nesse período que se deve pensar em novas estratégias a fim de, por exemplo, entender as dificuldades do consumidor e tentar adequar a sua oferta a essa necessidade e/ou problema; buscar soluções tecnológicas para diminuir gastos e aperfeiçoar processos, como alternativas relacionadas ao consumo de energia. Como cita Baretto. “O investimento em tecnologias ligadas á eficiência energética tem gerado uma queda média de 20% no consumo das empresas”. Portanto, nada de ficar parado. Mão na massa!

 

 

 

 

*Assunto extraído do Jornal Valor Econômico

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU