Brasileiros tipo exportação

 

Nós temos um senso comum de que abrir negócios no exterior é sinônimo de enormes barreiras nacionalistas, como o preconceito, e assim o resultado dessa empreitada tende ser ao fracasso. Mas será que isso é mesmo verdade?

“Nos Estados Unidos, o negócio flui mais. Sem esforço, o Spinlister já foi parar na Europa e na Ásia”, fala João Paulo Diniz, investidor do app Spinlister. Seu sócio Marcelo Loureiro concorda. “A competição aqui é enorme, são muitos projetos de tecnologia com qualidade. Mas, ainda assim, compensa. Com US$ 800, eu mesmo abri a empresa, sem despachante, e demorou uma única tarde. E só tenho que pagar imposto de tiver lucro”, conta Loureiro.

Esse é apenas um exemplo citado na reportagem para referenciar que há sim grandes chances de você abrir um negócio no exterior e ele dar certo. E isso tem mais a ver com as estratégias que você irá usar do que com a sorte.

“Não é que fora do país o sucesso esteja garantido, mas é inegável que, em países como os Estados Unidos, o empreendedor é muito bem tratado, seja ele americano ou imigrante”, diz o consultor Pedro Drummond. “A única ressalva é realmente quanto ao visto. Fora isso não há grandes obstáculos além daqueles inerentes ao mercado”. Ele indica principalmente ter uma boa consultoria contábil e jurídica.

A título de curiosidade, no ranking do Banco Mundial sobre ambiente de negócios que analisa pontos como prazos, custos para abertura, peso dos impostos e a celeridade da Justiça, o Brasil ocupa o 116º lugar, de um total de 186 países. Ficando atrás até de nossos vizinhos, como Chile (48º) e Uruguai (92º).

É duro admitir que as dificuldades para abrir e manter empresas no Brasil são muito altas. A falta de ações que favoreçam o desejo de ser empreendedor por aqui atrasa a economia e gera outras diversas perdas ao nosso país. Ter o Brasil em uma qualificação tão baixa no ranking dos negócios é desestimulante para muitos. Até quando teremos um cenário tão desfavorável neste sentido? Quais são os primeiros passos para mudar essa questão? Como tornar o nosso país um ambiente hostil para a criação de novas empresas?

 

*Assunto extraído da revista Isto É Dinheiro

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU