O investidor que é um anjo

 

Para tornar realidade um projeto ou uma ideia, ter ajuda de um investidor anjo brilha aos olhos de qualquer empreendedor. O texto de hoje mostra o pensamento desses empresários ‘anjos’ e traz algumas dicas se você deseja se tornar um deles.

Primeiramente, os investidores anjos além de possuírem uma quantia razoável em dinheiro para financiarem alguma ideia, também precisam estar preparados para compartilhar suas próprias experiências e quem sabe assim evitar que os novos empreendedores cometam erros comuns.

Se a intenção é se tornar um investidor anjo, a pessoa deve antes ampliar sua rede de contatos e “passar pelo menos um ano convivendo e aprendendo sobre o mundo dos negócios. Ela pode participar de feiras e conversar com outros investidores para avaliar possíveis oportunidades”, explica o consultor do Sebrae, José Carlos Aronchi.

Depois de escolher o projeto acontecem várias rodadas de investimento. A primeira, que varia entre R$10 a R$70 mil, é feita para ver se o negócio realmente tem potencial para seguir em frente. Caso dê tudo certo, acontecem outras rodadas de valores maiores.

“O ideal é que ele [o empresário] não entre sozinho no negócio se não quiser arriscar perder o valor integral investido. É possível fazer uma parceria com outros empresários, assim dividindo a quantidade de dinheiro aplicada na ideia”, diz Aronchi. “Recomendamos que sejam feitos dez investimentos ou mais ao mesmo tempo [em outras empresas]. Assim, se alguns negócios não deram lucro, os outros podem compensar”. Por essa participação, a porcentagem do empresário pode variar de 3% a 12%.

Tem outra questão muito importante: não adianta você encontrar uma ideia maravilhosa se os membros da equipe não forem capacitados. “Normalmente, os anjos procuram times com três tipos de pessoas: um bom administrador, um especialista em marketing e um vendedor convincente”.

Se você pensa em se tornar um desses empresários, tenha em mente que o retorno financeiro acontece em longo prazo. Esse tipo de investimento também é arriscado e, por isso, é importante pesquisar bem e conversar com quem entende do assunto antes de apostar em algum negócio. Com certeza há ideias ótimas por aí e muitas mentes com um desejo enorme de criar coisas diferentes e inovar diversas áreas, investir em projetos assim e principalmente ajudar na vivência esses empreendedores geram um retorno interno imensurável para esses anjos.

 

 

*Assunto extraído da Revista W

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU