Era (uma vez) digital

Como é o hábito de leitura dos jovens conectados?

Talvez o senso comum menospreze o potencial da internet em incentivar a leitura. Porém, os ambientes on-line podem ser um novo chamariz para a modernização da literatura e o engajamento de novos atores/autores.

A Revista Info mais uma vez nos revelou um novo olhar perante as possibilidades da internet. Coisa de gente de vinte e poucos anos que ainda tem muito que explorar e também a nos ensinar.

“Os grupos de debate no Facebook, por exemplo, são uma reedição dos antigos clubes de leitura. Essa troca de informações também acontece em plataformas específicas, como a Skoob, rede social que conta com mais de 140000 usuários por mês interessados em ler, avaliar títulos, participar de grupos e receber livros em casa”.

E tem muita gente que usa o Youtube para falar sobre livros. O estudante de jornalismo Bruno Mirando tem mais de 70000 inscritos e 3 milhões de visualizações em seu canal ‘Minha Estante’. Bruno tem 17 anos e é um booktuber que usa a plataforma de vídeos para falar sobre livros.

Anna Caccarat, 16 anos, faz diferente – ela mesma escreve seus textos, sendo autora de oito livros, que os publica em formato digital no Widbook. Esta plataforma reúne cerca de 40 000 usuários brasileiros e mais de 200 000 cadastrados no mundo. Atualmente há cerca de 25000 livros sendo criados.

Em nosso país, temos como destaque a plataforma Spirit, rede social brasileira com mais de 500 000 usuários que escrevem contos de fanfiction, gênero que recria histórias de obras famosas. Roberta Nase, 19 anos, é autora de 12 obras, todas baseadas na série da Saga Crepúsculo.

E agora? Qual a sua visão sobre a influência da internet para o hábito da leitura? O estímulo ao aprendizado e a criatividade pode vir da rede mundial da internet se bem utilizada, conduzida e bem dosada.

Fonte: Revista Info

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU