Facebook Guerra Eleitoral

Comentário da matéria “Facebook Guerra Eleitoral”

Carta Capital

 

A quatro meses da eleição presidencial, a internet ganha peso no jogo eleitoral e movimenta os partidos políticos nas redes sociais. Diante de tantas informações, denúncias e diferentes tipos de exposição, é muito importante ter cautela sobre a veracidade dos fatos abordados.

Para se ter uma ideia do alcance da internet, o fenômeno da TV Revolta é uma página do Facebook que tem mais de 3,5 milhões de seguidores e alcança mais de 27 milhões de internautas. Em comparação com o Jornal Nacional, da Rede Globo, o Ibope registrou entre janeiro a abril deste ano, uma audiência no qual o jornal é visto por 16,2 milhões de brasileiros. Consegue perceber o poder da internet?

A TV Revolta desenvolve uma estratégia peculiar: combinar humor com militância política. “É evidente que estamos fazendo uma campanha contra o PT, já que 99,9% do nosso público apoia e quer a derrota do PT nas próximas eleições”, afirma o responsável pelo canal, João Vitor Almeida Lima.

É para fazer frente às campanhas difamatórias que os petistas justificam os 12 milhões de investimento em sua campanha virtual. Número também calculado pelo PSDB, que estima um valor semelhante aos 12 milhões para a campanha na internet. O PSB por sua vez, tem previsão de gastar 8,5 milhões nessa área.

Você acredita em tudo que lê na internet? É preciso ter cautela, nem tudo que é vinculado é de caráter verdadeiro. Principalmente quando estamos vivendo um jogo eleitoral altamente poderoso e capaz de influenciar de forma significativa a opinião das pessoas.

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