Um cérebro para o carro

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Revista Info

 

Ter um carro conectado é o sonho de consumo de muitos motoristas. Apesar das tentativas das montadoras, os modelos disponíveis nas concessionárias não agradaram usuários já acostumados com as tecnologias tão funcionais e rápidas de seus smartphones. Mas, agora, empresas como Google e Apple trabalham junto com as montadoras para desenvolver verdadeiros veículos inteligentes e altamente conectados.

O Google, a fabricante de processadores Nvidia e quatro montadoras (Audi, GM, Honda e Hyundai) formaram a Open Automotive Alliance, uma associação para levar o Android aos automóveis. O sistema adaptado deverá entrar nos carros já em 2014.

Desde 2013, a Apple trabalha com 20 montadoras para adaptar o iOS para os carros. A expectativa é que as próximas versões do sistema do iPhone e do iPad tenham um modo automotivo. Assim, quando o usuário conectar o smartphone ao veículo, a tela do painel carregará os aplicativos do celular com interface adaptada. O próprio app de mapas do iPhone funcionará como GPS.

Destaca-se o caso da Ford, que além de parcerias com as empresas de tecnologia, também aposta em sua própria plataforma: Sync AppLink, em que permite sincronizar aplicativos tais como Napster, TuneIn e Glympse.

Melhorar a segurança, os meios de localização e a experiência de ouvir música são alguns dos benefícios de se ter um carro conectado. Pelo empenho das grandes companhias envolvidas com o setor estamos prestes a presenciar uma revolução no meio mais popular de transporte individual. O jeito de dirigir um carro vai mudar.

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