Retratos de um gestor pós-internet

Comentário da matéria “Retratos de um gestor pós-internet”

Revista HSM Management

 

Em entrevista a Revista HSM Management, Romero Rodrigues, um dos fundadores do Buscapé, conta sobre sua experiência e sobre os desafios da nova Buscapé Company, uma multinacional baseada na inovação aberta.

Aos 21 anos Romero se tornou um empreendedor ao ser um dos criadores do site de comparação de preços, o Buscapé. Mas isso não bastava, ele vendeu 91% do capital da empresa para o grupo de mídia sul-africano Naspers (valor estimado em US$ 342 milhões), e se tornou o principal executivo da nova Buscapé Company. O grande desafio agora é a internacionalização do Buscapé, atuando no comercio eletrônico da América Latina.

“A beleza da inovação aberta é que hoje em dia é bom que você não precise de todos os engenheiros do mundo para ter alguns dos melhores”, diz Romero. Basicamente, esse modelo consiste na aquisição de novas startups para manter a inovação viva na companhia. “Se a empresa a adquirir é pequena e tem uma tecnologia ótima, faz muito mais sentido juntar forças com ela e atender melhor o mercado”.

Aos 33 anos, Romero também se tornou investidor-anjo, apoiando iniciativas de jovens talentos da área digital. Para ele, existem dois estilos de pessoa. “Algumas já nascem com o espírito mais aguçado para aquilo e outras, apesar de não nascerem desse jeito, têm disciplina para correr atrás. Você tem de ser uma das duas coisas – ou nasce jogando bola bem, ou vai ter de treinar muito”.

Jovem, determinado e confiante. Essas são algumas características desse inovador. Romero é convicto de suas ideias e por isso se esforça para concretizar aquilo que acredita. O Buscapé demorou mais dez anos para dar um salto, e conseguir uma significativa clientela com 500 mil empresas listadas e 14 milhões de produtos. A empresa foi se aperfeiçoou aos poucos, procurou por inovação e acreditou no seu trabalho. Romero da uma dica: “Para ser um bom inovador mesmo, o mais importante é ser um bom observador. Boa parte da inovação vem simplesmente de observar um problema”.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU