Chegou a nossa vez! Governo anuncia incentivos para Parques Tecnológicos

 

Tecnologia e inovação, estas são as palavras mais repetidas por este blog. Sinal da minha convicção em que estas vertentes são as responsáveis pela catalização das rotas rumo ao desenvolvimento econômico.

Nesta certeza, tenho estado em permanente vigília para que o Parque Tecnológico do Estado de Goiás, projeto devidamente planejado e articulado, torne-se uma realidade e possa beneficiar diversos atores nesta cadeia produtiva.

É por isto que vivemos um momento de celebrar as conquistas. Vimos à institucionalização do Programa Goiano de Parques Tecnológico (PGTEC) no início do atual mandato do Governo do Estado de Goiás e agora já presenciamos sua materialização.

Recentemente, foram divulgados os principais incentivos estaduais às empresas que se instalarem em parques credenciados no PGTEC. As companhias que decidirem se instalar nestes complexos terão desconto de 80% no valor dos Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – benefício acima dos 73% concedido pela lei geral do principal programa de financiamento do Estado para indústrias, o Produzir.

 

pgtecsolenidade

Governo de Goiás anuncia incentivos a empresas de Parques Tecnológicos

 

 

Além disso, o governo garante toda a infraestrutura de acesso aos Parques. Durante a solenidade, também foi firmado o compromisso de que mais benefícios serão disponibilizados, assegurando a contrapartida municipal no que consta a redução das cargas tributárias desta esfera.

Tal política, severa e agressiva, demonstra o real interesse do setor público de que as empresas de tecnologia tenham condições de crescer e se desenvolverem. É consenso que a inovação e a tecnologia impactam diretamente no desenvolvimento de outras empresas e agregam valor a uma produção, prospectando o nível de competitividade.

Há muito mencionamos a importância da efetiva implantação dos parques tecnológicos em Goiás. Agora vivenciamos este momento de realizações. Vamos continuar contribuindo, colaborando, vivenciando e cobrando. Este é só um início de um programa ousado que visa despertar os talentos dos goianos e inserir definitivamente Goiás na rota mundial, contribuindo por um país mais moderno e competitivo.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia está comprometida com a devida implantação de uma cultura de inovação no Estado de Goiás, seja por meio dos Parques Tecnológicos e também pelos reforços contínuos na capacitação de profissionais altamente gabaritados em seus eixos de atuação. Portanto, o PGTEC é resultado de um trabalho em equipe, de uma secretaria altamente comprometida com seus projetos.

 

Parque Tecnológico de Anápolis

Em Anápolis será sediado o primeiro Parque Tecnológico Multisetorial do Estado de Goiás, com a presença do setor público e privado, o que inclui a academia. Considerando suas vocações farmoquímicas e biotecnológicos, o Parque terá, como grande maioria de sua constituição, empresas e pesquisas voltadas a esta área.

Fruto de um consórcio privado de investidores, entre eles a empresa ML4, que já adquiriu a área destinada ao empreendimento, nas proximidades do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) e está apta a receber os incentivos. O investimento total é de R$ 40 milhões.

O terreno tem 5,7 milhões metros quadrados, divididos em 167 lotes, a serem ocupados por até 201 empresas, nos próximos 15 anos. Ao lado do Parque Tecnológico, está sendo construído o maior aeroporto de cargas, com uma pista de 2500 metros de extensão.

Decorrente do bem sucedido Programa Goiano de Parques Tecnológicos, já há propostas para outros empreendimentos em outras cidades, como em Itumbiara e em Aparecida de Goiânia.

 

pgtecparquedeanapolis

 

Como participar

Os incentivos fiscais só serão concedidos para as empresas instaladas nos parques credenciados no PGTEC. Para obterem o credenciamento, os parques precisam cumprir uma série de pré-requisitos, entre eles possuírem uma entidade gestora sem fins lucrativos, ter o apoio de instituições de ensino e pesquisa, assim como do empresariado local.

O projeto do parque também deve apresentar um estudo de viabilidade econômica, financeira e ambiental do empreendimento, incluindo projetos associados, plano de atração de empresas e demonstração de disponibilidade de recursos próprios ou oriundos de instituições financeiras, de fomento ou de apoio às atividades empresariais.

 

Caminho para a competitividade

Parques Tecnológicos são empreendimentos imobiliários que reúnem no mesmo local: instituições de ensino, incubadoras, centros de pesquisa, laboratórios e empresas, num ambiente favorável à inovação e geração de conhecimento.

Encontrados em grande parte do mundo, os parques tecnológicos são considerados grandes impulsos a uma economia moderna e arrojada, baseada na inovação e geração de conhecimento. Um dos destaques mundiais é o Vale do Silício, berço das maiores empresas de tecnologia.

É importante salientar a importância dada às universidades neste processo, que com sua expertise em pesquisas científicas, engrandece o propósito do parque e realiza uma simbiose com agentes do mercado. Um ecossistema que incita a inovação nascer, crescer e agregar valor a muitos setores econômicos e à sociedade como um todo.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU