No Vale do Silício, gênios já não são tão jovens

Comentário da matéria “No Vale do Silício, gênios já não são tão jovens”

Jornal Valor Econômico

 

Os dados não mentem. Os empreendedores de tecnologia já foram pessoas mais jovens. Talvez, a ousadia em abrir um negócio inovador já faz parte dos planos de quem também tem mais experiência. A Y Combinator, um fundo sediado em Mountain View, na Califórnia (EUA), que investe em empresas iniciantes, afirma que a média de idade dos 112 fundadores de empresas da sua leva atual de empreendedores é de 28 anos, acima dos 26 anos de cerca de dois anos atrás.

Já a Founders Institute, uma incubadora que também é de Mountain View, informa que a média de idade dos 330 participantes que tem hoje é de 35 anos, mas quando a empresa abriu, em 2009, essa média era de 29 anos. Em outra incubadora, a TechStars, que opera em todo o território americano, a média de idade dos fundadores da safra concorrente fica em torno de 32 anos, ante cerca de 25 anos atrás.

Uma realidade norte-americana, mas que não se distância do contexto brasileiro. Temos muitos jovens que escolhem o empreendedorismo e as novas tecnologias como eixos de sua profissão, mas cada vez mais vemos crescer o envolvimento de líderes com mais idade e vivência de mercado, mas que nem por isso deixam de apostar em nichos inovadores. Neste sentido, é importante também citar as mulheres, que por muitas vezes, eram raras neste mercado e hoje já são presentes marcantes como donas de negócios ou profissionais de TI.

Mais informações aliadas a um maior acesso a plataformas de financiamento também fizeram e fazem com que as pessoas acreditem mais no seu potencial empreendedor, ousem em uma causa inovadora e tenham retorno com os seus negócios próprios. Através de uma política pública que una universidades, governos, empresas e sociedade, veremos crescer ainda mais o número de empreendedores no Brasil.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU