Chilicon Valley

Comentário da matéria “Chilicon Valley”

Revista Info

 

O Chile é o novo alvo de empreendedorismo digital no mundo. Lançado em 2010, o programa de aceleração Start-Up Chile é apontado como um das melhores iniciativas mundiais para estimular novos negócios.

Nos dois últimos anos, mais de mil empreendedores de 37 países foram convidados a passar períodos de seis meses no Chile. Receberam 40 mil dólares para cobrir despesas e investir em suas startups. As inscrições são abertas três vezes ao ano e na última rodada atraíram mais de 1,4 mil projetos.

Um casarão reformado, com mesas coletivas e Wi-Fi gratuito, é o trabalho de espaço compartilhado. E tem gente brasileira por lá. A Revista Info nos apresenta o brasileiro Thiago Amaral, um dos fundadores do Envia Lá, uma plataforma para upload de filmes que pretende facilitar as inscrições em festivais de cinema.

O que fez Amaral mudar de São Paulo (SP) para Santiago no Chile? O jovem empreendedor de 26 anos explica “não conheço outra atividade que dá dinheiro e não toma uma parte de seu negócio em troca”.

Amaral está certo. Uma política de benefícios e investimentos pesados faz parte do Start-UP Chile. Sentir-se amparado, compartilhar experiências e oferecer um lugar que reúne diversos talentos é a aposta do Chile para que o país seja líder internacional em inovação e possa exportar novas tecnologias.

A tendência no Chile é que as coisas continuem aceleradas. Em 2013 serão injetados 1 bilhão de dólares em programas de ciência, tecnologia e inovação, 9% a mais do que em 2012. Chilicon Valley é a comparação do Silicon Valley, local reconhecido pelo mundo inteiro como berço das principais empresas de tecnologia no mundo.

Investimento em ciência, tecnologia e inovação é o apoio direto ao potencial dos talentos para que a produção seja relevante a nível internacional e empodere um valor agregado totalmente distinto das commodities, que por tantos anos foi o único eixo-motor das economias emergentes. O Chile lidera a fila dos países latino americanos em incentivo à inovação – enquanto isto o Brasil precisa apertar o passo e não permitir que mais brasileiros mudem para colocar sua ideia inovadora fora do papel.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU