Clusters: onde os empreendedores se encontram e inovam

Quem é apaixonado por tecnologia e inovação assim como eu, conhece muito bem – nem que seja pelos estudos – o quanto o Vale do Silício, que fica na Califórnia nos Estados Unidos, foi e é importante para o desenvolvimento mundial de novas tecnologias.

O Vale do Silício é um dos exemplos mais claros e ao mesmo tempo com mais sucesso dos clusters – espaços geográficos que concentram empreendedores, investidores, específicos departamentos do governo, universidade, instituições de pesquisa e tudo mais que tenha interesse no desenvolvimento da ciência e tecnologia.

Todos estes atores são obcecados pela inovação e juntos alcançam muito mais resultados. Experiência esta que inúmeros outros países tentam repetir, pois a roda da economia atual gira em torna do conhecimento, inovação e tecnologia.

A Revista HSM fez um dossiê sobre o tema e nos traz conteúdos muito relevantes para quem se interessa. Aqui, na Sectec (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás), o material nos servirá como inspiração para aprimorarmos cada vez mais nosso Programa Goiano de Parques Tecnológicos.

O segundo cluster mais bem-sucedido do mundo, Israel, destaca-se com uma história diferente. A iniciativa partiu de empreendedores ligados à universidade e foi crescendo espontaneamente. O Governo acompanhou e planejou um programa estratégico de longo prazo para transformar o país na “nação startup” que hoje é um empreendimento.

Israel, do tamanho de Sergipe, tem startups em todo o país, mas a maior concentração fica no chamado Silicon Wadi. Este modelo é a inspiração para o programa Startup Chile, que desde 2010 oferece capital para inovadores estrangeiros.

E o Brasil? Nós temos grandes desafios. Crescemos a cada dia, mas precisamos acelerar o passo. Os empreendedores precisam ter uma visão global, os investidores devem se profissionalizar e o governo assumir as rédeas, colocando projetos mais aplicáveis e em curto prazo.

O ecossistema da inovação existente dentro dos clusters é uma construção conjunta que depende da tríade do desenvolvimento: empreendedores, academia e governo. Todos devem trabalhar em equipe numa simbiose que traz resultados a toda a sociedade e nos insere numa economia globalizada.

 

Fonte: Revista HSM

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU