Big Data, o mar de dados que transforma a gestão das empresas

Comentário da matéria: “Big Data, o mar de dados que transforma a gestão das empresas”

Jornal Valor Econômico

 

Você já parou para pensar como seria uma empresa trabalhando há 50 anos. Com certeza, todos os procedimentos seriam muito mais manuais e exigiriam uma intuição muito maior para gerir os negócios.

Hoje, com a massificação da internet e novas tecnologias de gestão, a pessoa jurídica não vive a angústia da morosidade dos processos ou da falta de indicadores. Pelo contrário, hoje, vivemos a era do excesso da informação.

O Jornal Valor Econômico nos esclarece que Big Data é o nome específico para este imenso volume de dados, transmitido em altíssima velocidade. De maneira positiva, o periódico nos mostra exemplos de organizações que estão se dando bem ao lidar da melhor maneira com as informações.

Um dos grandes cases é a Ford Motor: quando estava projetando o primeiro modelo subcompacto na sua nova plataforma mundial unificada, a empresa teve que decidir quais detalhes dos modelos ela manteria comum em todas as regiões. Um destes detalhes foi a seta que pisca três vezes, antes só existente nos carros Ford da Europa.

Após vasculhar sites, fóruns de proprietários, usar algoritmos para garimpar as informações dos internautas, a Ford averiguou que a seta era considerada um diferencial dos carros com sua marca. Como resultado, a seta que pisca três vezes foi introduzida no novo Fiesta em 2010 e agora está disponível na maioria dos modelos.

O caso Ford nos faz ver a importância de saber trabalhar com as novas tecnologias da informação e comunicação. É preciso pensar estrategicamente e rever nossa participação no mercado, de maneira ativa e transformadora. O Big Data pode trazer benefícios às organizações, independente de seu porte, e também provocar melhorias aos clientes.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU