A grande jogada de marketing da Samsung

Comentário da matéria “A grande jogada de marketing da Samsung”

Jornal Valor Econômico

 

Nunca se ouviu falar tanto de Samsung. Tanta repercussão é resultado de pesados investimentos em marketing. O público presente na final do campeonato nacional de futebol americano, o Super Bowl, se surpreendeu com o vídeo de dois minutos da empresa coreana

A empresa investiu cerca de 15 milhões de dólares em um filme que durou 2 minutos. Soma-se a esta estratégia agressiva de marketing: os estandes gigantescos das maiores feiras de tecnologia do mundo, a presença massiva e intensa na internet, o apoio aos filmes hollywoodianos e outras ações de impacto em todo o mundo.

Tanto investimento gerou alguns resultados. A Samsung tornou-se em 2012 a empresa de tecnologia com o maior faturamento do mundo (a Apple continua sendo a maior em valor de mercado). A coreana também roubou o iPhone da liderança do mercado.  É cada dia mais comum encontrar algum usuário da tecnologia coreana.

Definitivamente, a Samsung quer competir com as empresas que estão no topo. Entretanto, cabe a pergunta: será que a empresa chegará um dia a ser um ícone da inovação. Como apresentado pela Revista Exame, “é comum ouvir que seus produtos são avançados, mas não inovadores”.

A Apple é reconhecida por ditar as tendências, mas perde espaço neste novo mercado globalizado. Será que a coreana irá aprender a lição da inovação e sendo assim competir de igual para igual com a empresa mais valiosa do mercado? Quais são suas apostas?

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