Hackeada

Comentário da matéria “Hackeada”

Revista Info


“A medicina alia-se à tecnologia para nos ajudar a viver sem nenhuma doença crônica”.

Com estas palavras, a Revista Info faz a chamada para sua reportagem “Hackeada” – um texto aprofundado sobre a evolução da medicina, que se utiliza de novas tecnologias, para assegurar um atendimento cada vez mais personalizado, o que garante prevenção de doença e mais qualidade de vida aos pacientes.

“Tecnologias como mapeamento genético, marcadores moleculares, supercomputadores e até aplicativos móveis ajudam médicos e pacientes a entender o que está havendo no organismo e a prever o futuro. Bem-vindo ao universo da medicina personalizada, só possível com muita inovação tecnológica”, descreve a reportagem.

Como exemplo, podemos citar a experiência dos Estados Unidos. Uma startup de Massachusetts, chamada MC10, fabrica circuitos eletrônicos flexíveis que podem ser utilizados de diversas maneiras, colados à pele ou passeando pelo sistema circulatório no formato de pequenos balões infláveis. Esses circuitos se comunicam por tecnologia sem fio a celulares que registram os dados coletados. Esta é uma das maneiras de focar na prevenção, antecipando qualquer tratamento.

No Brasil, temos como destaque uma iniciativa do Instituto do Coração (InCor) e do Hospital Samaritano, em São Paulo. O projeto começa pela instalação de um sistema integrado entre o instituto e os postos de saúde da Zona Oeste de São Paulo. Assim, quando um paciente fizer um exame de sangue que aponte colesterol elevado, essa informação chegará ao instituto. A partir daí é possível fazer medições. Assim, não é preciso esperar o check-up para monitorar a saúde.

No memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, o supercomputador Watson, criado pela IBM, ajuda médicos a analisar sintomas e sugere possíveis diagnósticos. Dados médicos alimentam o supercomputador, que faz uma análise semântica desse conteúdo. Aí entra a inteligência da máquina, que processa as informações e gera resultados compreensíveis para a equipe médica.

Tais relatos reforçam como a tecnologia da informação, com seu caráter inovador, é uma grande aliada dos avanços na área da saúde. “A tecnologia pode finalmente decretar o fim da doença”. Este é um grande campo também condizente a necessidade de investimentos, o que inclui um campo vasto para os empreendedores goianos.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU