Banda da revolução

Comentário da matéria “Banda da Revolução”

Revista Info

 

O presidente da comissão Federal das Comunicações dos Estados Unidos (FCC), órgão regulador de todas as formas de comunicação eletrônica, Julius Genachowski, é um dos principais entusiastas quando o assunto é a popularização da banda larga.

“O impacto da banda larga no progresso da humanidade será muito mais revolucionário neste século XXI do que foi do carvão, do petróleo e da eletricidade. Ela funciona como verdadeira estrada da informação e do conhecimento, levando a cada ser humano a internet e todas as demais formas de comunicação, com enorme impacto sobre a economia, a prosperidade global e até mesmo sobre a promoção e a manutenção da paz mundial”.

Uma frase de impacto, na qual assino embaixo. A democratização da internet permite uma verdadeira inclusão social, pois capacita os cidadãos para uma atuação proativa na sociedade seja através da atuação no trabalho, que tem se transformado intimamente para uma estrutura cada vez torna-se mais digital, seja por um empoderamento social, que lhe permite expressar suas opiniões, participar de tomadas de decisão e se sentir pertencido à sua sociedade.

Julius Genachowski, ao ser entrevistado pela Revista Info, declara quais devem ser os próximos passos, do ponto de vista global, para que a internet realmente deixe de ser um artigo de luxo. Para ele, governantes e iniciativa privada devem se reunir para investirem e profissionalizarem o serviço de internet. Além disso, foi citado como de grande importância a prioridade pela banda-larga móvel, que permite o acesso em áreas menos desenvolvidas ou rurais.

Um destaque da entrevista de Genachowski está em sua opinião sobre as as agências de regulamentação. “Não engessem a internet, nem criem regulamentações detalhistas e restritivas […] Quanto mais regulação, mais burocratização, mais exigências formais e mais interferências forem impostas à internet, piores serão os resultados para a sociedade”.

Inclusive quando o assunto é radiofreqüência, um tema técnico e complexo, Genachowski aposta que a solução está na negociação dos envolvidos. “As nações deveriam trabalhar de forma harmoniosa e cooperativa em busca de mais faixas do espectro de freqüências, para que possam atender à demanda explosiva gerada pelos dispositivos móveis e ser utilizadas em benefícios de todos. Brasil e Estados Unidos podem trabalhar juntos numa questão como essa”.

Buscar a popularização da banda-larga é uma via imediata para as melhorias sócio-econômicas. É urgente o compromisso de uma inclusão digital plena e global. Em nosso estado temo o Goiás Conectado, um projeto que incentiva as operadoras a oferecerem planos de banda-larga mais econômicos, por meio de isenção fiscal. Mais de quatro mil famílias já aderiram ao programa e pagam R$ 29,90 pela internet. No total, 140 municípios já possuem a velocidade de internet dobrada.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU