29% dos brasileiros conectados à internet faz compras virtuais

Comentário da Matéria: 29% dos brasileiros conectados à internet faz compras virtuais

Jornal Folha de São Paulo

 

Embora facilite a vida de muita gente, fazer compras pela internet ainda não faz parte da rotina de grande parte dos brasileiros. É o que aponta a pesquisa “TIC Domícilios 2011”: menos de um terço dos usuários realizaram e-commerce no último ano. Apesar de representar um cenário promissor e de muitas oportunidades, conforme já comentado aqui em “Ambiente virtual, lucro real”, a web ainda é encarada com receio quando o assunto é compras on-line.

Ao ser entrevistado pela Folha de São Paulo, Juliano Capp, gerente da CETIC Br, explica que a principal barreira limitadora é à questão cultural. Os brasileiros possuem o costume de utilizar a internet para consultar e comparar os preços, porém se sentem mais seguros ao optarem por uma loja física na hora de adquirir o produto.

Mesmo constituindo um perfil que não aderiu completamente às facilidades às compras pela web, não é desprezível o aumento de 26% em relação ao ano anterior. As exigências da vida moderna nos inclinam a ações mais práticas e dinâmicas e é esta a principal proposta do e-commerce.

Para espantar de vez o receio dos internautas, algumas experiências tem se destacado. Lojas virtuais que permitem interatividade com os produtos (ver detalhes, através de fotos 3D ou outras tecnologias); exposição da opinião daqueles que já utilizaram o site, e políticas de segurança bem estabelecidas despertam o interesse e transmitem confiança aos consumidores. Quem inovar e usar a tecnologia a seu favor tem um mercado imenso a ser explorado.

A pesquisa TIC Domicílios 2011, promovida anualmente pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), foi realizada em 25 mil domicílios de 317 municípios brasileiros no ano passado. Este é a sua 7º edição e a coleta das informações foi feita pelo Ibope Inteligência entre outubro de 2011 e janeiro de 2012.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU