MEC avança em projeto de tablets nas escolas

Comentário da matéria “MEC avança em projeto de tablets nas escolas”

Revista Brasil 247, 1/02/2012

 

            Sou um grande entusiasta da tecnologia como instrumento pedagógico. Não é a toa que recebi com ânimo a notícia de que o MEC vai lançar este ano um edital para que as redes de ensino possam adquirir tablets e direcionar aos alunos.

            O projeto trata-se de um verdadeiro processo de inclusão digital e social das nossas crianças, visando à capacitação das mesmas para a vivência em uma sociedade plenamente digital, bem como os preparando para exigência do mercado de trabalho.

            Entretanto, o tablet deve ser visto como mais um instrumento no mix de ferramentas pedagógicas a serem utilizadas em sala de aula. É imprescindível a presença do educador, junto aos livros, o quadro ou a lousa digital, entre outros recursos.

            Atualmente, de acordo com dados publicados pela Revista 247, cerca de 500 escolas do país contam com os laptops educacionais, ou seja, menos de 2% das crianças matriculadas tem as máquinas. Diante deste cenário, é preciso um esforço contínuo, sério e comprometido para que o edital saia rapidamente e logo nossas crianças possam dar mais um grande passo para o domínio das novas tecnologias.

            É importante também acompanhar os resultados que o tablet trará para a sala de aula e consequentemente para o aprendizado dos alunos. Neste ano, o MEC divulga o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, indicador que mede a qualidade do ensino oferecido pelas escolas do país e é calculado a cada dois anos. Com esses dados será possível comparar se houve melhoria no desempenho das escolas que receberão os tablets.

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