O melhor professor do mundo

Comentário da matéria “O melhor professor do mundo”

Revista Veja, 31/01/2012

Salman Khan é um professor que está surpreendendo o mundo com sua metodologia de ensino pela internet. Desde 2009 ele posta vídeos na rede, o que resultou numa média de 2700 aulas e exercícios gratuitos sobre mais de quarenta áreas do conhecimento, assistidos por uma classe virtual com mais de quatro milhões de alunos.

Formado em matemática, ciências da computação e engenharia elétrica pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Salman Khan, ou simplesmente Sal, é um dos responsáveis por acreditar na internet como uma grande aliada à educação em massa, reformulada e adequada para o século XXI, uma vez que as grandes escolas funcionam da mesma forma que há 200 anos.

Em entrevista à Revista Veja, Sal declara que seu sonho é que todas as pessoas possam “aprender de tudo sem pagar nada”. A internet pode ser uma boa ferramenta para isto. As aulas on-line são eficientes no propósito de compartilhar conhecimento e proporcionar interação entre inúmeros membros, de diversos países, que estão conectados à rede.

É preciso transformar a maneira como as pessoas aprendem e a própria escola – este é o diferencial de Sal. O professor estimula uma inteligência cognitiva e funcional, ao mesmo tempo enfatiza uma experimentação por parte do aluno. “Não existe tecnologia que resolva este abismo sozinha”. Nesta afirmação, Sal refere-se à importância de professores capacitados, bem como a importância das escolas como ambiente que reúne os alunos, proporcionando troca de experiências e estímulo a socialização.

Salman Khan é o precursor de outros pesquisadores que querem revolucionar a didática através do uso de tecnologias. O brasileiro Thiago Feijão, estudante do ITA, está prestes a lançar o próprio site com aulas de matemática e português. Paulo Blinkstein, em Standford, é especialista em invenções simples que tornam a aula muito mais atraente e empírica.

A internet é um território em que a noção de espaço público mais se materializou até os dias atuais. A idéia do compartilhar tornou-se prática no intuito de que os saberes individuais se somem em um verdadeiro processo de aprendizado coletivo. Seja para o ensino formal ou para estimular o contínuo desenvolvimento intelectual, a rede nos oferece inúmeras e ainda desconhecidas oportunidades. Por isso é tão importante manter o tom democrático da internet e nos preocuparmos com a sua massificação para toda a sociedade, em todos os países, provocando uma verdadeira inclusão social, nos dias atuais.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU