Cidades high tech

Comentário da matéria “Cidades high tech

Revista Isto É, 28/12/2011

Os centros urbanos têm problemas conhecidos como trânsito, poluição, violência, entre outros. Para sanar tais dificuldades, principalmente nas grandes metrópoles, a tecnologia tem sido uma grande aliada aos governos para a gestão das cidades.

A Revista Isto É nos mostra que o conceito inovador de “Cidades Inteligentes”, a cada dia, se torna realidade. Atualmente, existem 108 projetos deste tipo no mundo, sendo dois deles no Brasil: um no Recife e outro no Rio de Janeiro.

O conceito de cidades inteligentes passa pela determinação da tecnologia ser útil no monitoramente das cidades e no gerenciamento das informações. No Rio de Janeiro, há um convênio com a IBM, para que exista um sistema de alerta sobre riscos naturais e acidente. Em Pernambuco, o projeto compreende a área no entorno da Arena Pernambuca, estádio que será um dos palcos da copa de 2012.

Outro exemplo refere-se à experiência da concessionária de energia elétrica Eletropaulo, que investe para transformar suas linhas de energia em uma espécie de redes de dados – esta é uma tecnologia chamada de smard grid, que garantirá agilidade na transmissão de informação.

Ainda há inúmeras tecnologias inexploradas pela gestão pública e que podem ser grandes ferramentas para que o Brasil se prepare principalmente nos quesitos sociais, garantindo qualidade de vida a todos.

Além disso, a tecnologia deve estar intrínseca aos projetos em andamento, para que nosso país se estruture para sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Com a tecnologia, é possível garantir mais eficiência e qualidade nas obras, garantindo que construções bem-feitas e úteis fiquem para as comunidades que receberão os jogos.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU