Intoxicados de Informação

Comentário da matéria “Intoxicados de Informação

Isto É – 27/05/2011

Você já ouviu falar de “infoxicação”? A Revista Isto É, na matéria “Intoxicados de Informação”, esclarece o novo termo, que apesar de ser um neologismo, explica um comportamento comum na sociedade atual: “O estresse causado pela hiperconectividade e a sensação de estar sempre desatualizado causam a chamada infoxicação”.

Na internet, há um turbilhão de informação e diante deste amplo universo, as pessoas podem se tornar frustradas pela incapacidade de processar todo este volume de dados. As consequências passam por ansiedade, incapacidade analítica, baixa satisfação pessoal, tensão no relacionamento com os colegas e outros sintomas.

As pessoas estão cada vez mais conectadas na internet. Segundo o instituto Ibope Nielsen Online, de outubro de 2009 a outubro de 2010, o número de usuários ativos (que acessam a internet regularmente) cresceu 13,2%, atingindo 41,7 milhões de pessoas, no Brasil. Sendo que em julho de 2009, o tempo de acesso foi de 48 horas e 26 minutos, considerando apenas a navegação em sites. O tempo sobe para 71h30m se considerar o uso de aplicativos on-line (MSN, Emule, Torrent, Skype etc).

Neste cenário, em que a tecnologia e a internet estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas é preciso dosar o uso da internet para evitar seus efeitos maléficos. Como bem dito pela psicóloga Rosa Farah, do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e entrevistada pela Isto É, “Não temos como reverter esse processo, então é preciso lidar com ele”.

Reiterando que a tecnologia estará mais presente em nossas vidas, precisamos aproveitar o que de bom ela nos oferece. A oportunidade de se relacionar com os outros internautas, o acesso facilitado às informações, a chance de publicar um texto ou trabalho de sua autoria são benefícios imensuráveis ao usuário, que garantem sua participação democrática em uma sociedade moderna e conectada.

Além disso, é preciso lembrar que a tecnologia e a conexão a internet é um aporte para ascensão social. Dados da consultoria McKinsey&Company apontam que um aumento de 10% nas conexões de banda larga pode levar a um crescimento entre 0,1% e 1,4% no PIB de um país. Uma outra pesquisa, do Banco Mundial, indica que este crescimento pode ser de 1,38% em países subdesenvolvidos.

Com a inclusão digital, os profissionais estão mais preparados para as exigências do mercado de trabalho. Há também maior geração de empregos, negócios e desenvolvimento transversal, passando pela auto-estima do brasileiro à desburocratização dos processos. São mais chances de competitividade e crescimento contínuo e sustentável ao país.

O Estado de Goiás aposta no investimento em inclusão digital e no suporte ao setor de tecnologia como o caminho mais rápido e eficaz para levar modernização e suporte ao crescimento econômico. O projeto Goiás Conectado é o caminho para a real democratização da banda larga, trazendo benefícios concretos aos goianos. Paralelamente, há criação dos Parques Tecnológicos, uma ação estratégica para inserir Goiás como um dos estados mais competitivos do país, através de uma atividade sustentável e inovadora.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

1 comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU