Comentário da matéria “Sem você saber, seu celular está espalhando segredos”
Jornal Valor Econômico
Um novo movimento se populariza como estratégia de marketing. Como cada dia está mais popular o uso de smartphone, empresas de tecnologias focam em recursos que rastreiam consumidores que continuamente transmitem suas localizações por telefones.
Polêmico e ainda não regulamentado – o serviço de rastreamento avança mesmo assim. É uma tática ousada, mas que se enquadra no propósito constante do marketing em conhecer melhor os clientes para oferecer serviços personalizados.
O Jornal Valor Econômico dá nomes às iniciativas pioneiras nos serviços de rastreamento pro telefone:
A Turnstyle é uma empresa canadense que instalou sensores em cerca de 200 estabelecimentos comerciais em um raio de um quilômetro do centro de Toronto para monitorar o deslocamento de consumidores na cidade. A densa rede de sensores pode acompanhar qualquer telefone com o Wi-Fi ligado, permitindo que a companhia construa perfis de estilos de vida dos consumidores. No Canadá, a iniciativa é legal desde que tenha o consentimento dos consumidores.
Outras empresas novatas, como a Euclides Analytics, de San Francisco, usam sensores para analisar padrões de tráfego de pedestres, principalmente dentro das lojas, visando conhecer melhor o comportamento do cliente. A Verizon Wireless começou a processar os dados de localização de clientes para ajudar varejistas a saber de que bairro eles provêm ou informações limitadas sobre seus hábitos, como quais restaurantes estão no trajeto deles.
Privacidade sempre é um assunto emergente quando analisamos o uso das redes sociais, ainda mais agora com a popularização dos smartphones e tablets. O que percebemos é que você determina até onde pode ser rastreado, pelo menos em serviços formais como os citados pela reportagem.
Web Cams Sex
Faça um comentário