No rastro do cliente

 

Se pensarmos que sete em cada dez habitantes tem um smartphone, fica mais fácil perceber que usar esses aparelhos a favor dos negócios pode ser muito vantajoso. E é exatamente isso que cada vez mais empresas vêm fazendo.

Por meio de sistemas capazes de monitorar os passos do consumidor através do celular, brasileiras como a Gol e a Renner, começaram a adotar esse tipo de prática que já está mais popularizada nos EUA.

Para entender melhor, vou citar o exemplo da Gol. A companhia desenvolveu um aplicativo próprio que usa a tecnologia GPS colaborativo do Waze, para compilar informações em tempo real do trânsito em cidades brasileiras, para prever a movimentação do viajante. Assim, por exemplo, eles conseguem te enviar uma mensagem caso você não consiga chegar a tempo para embarcar, já com a opção para você trocar o bilhete, ou mesmo antecipar algum voo, se você chegou com antecedência mínima de 6 horas no aeroporto.  Basta que o usuário baixe o app da companhia e esteja com o GPS e a internet ligados. 327 mil clientes da empresa já baixaram o app e graças à ferramenta, 64 mil passageiros chegaram antes a seu destino.

A utilização dessas tecnologias é interessante tanto para nós consumidores quanto para as empresas que as utilizam. Citei o exemplo da Gol porque achei o mais interessante da matéria, no caso da Renner ela usa essa tecnologia para mapear clientes próximos de suas lojas e até mesmo ajudá-los a encontrar os estabelecimentos. – Vocês podem apostar que brevemente outras companhias vão adotar esse tipo de ferramenta para melhorar seus serviços -. Lembrando que para que esse rastreamento aconteça cada usuário precisar permitir que ele opere em seu aparelho. Se as empresas continuarem seguindo essa política de respeito com a nossa privacidade, ótimo! Difícil seria lidar com algum tipo de perseguição que não desejamos.

 

 

 

*Assunto extraído da Revista Exame

Web Cams Sex
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2 comentários

  1. Interessante, mas qual seria a proposta de valor das empresas, possível concorrência e diferencial competitivo?
    Qual o grau de inovação de produto oferecido e também o tipo de TI e /ou SIG destes mesmos.
    Sua abordagem é muito interessante mas gostaria de maiores informações nos tópicos supracitados.
    Abraço!

    • Olá Luciano.

      Essa estratégia varia muito entre as empresas. Normalmente cada uma desenvolve seu sistema/programa/aplicativo a fim de atingir determinado objetivo. Com publicidades sendo direcionadas conforme o gosto do consumidor, com base em sua localização, entre outros, elas se tornam mais assertivas. Ainda utilizando esses novos serviços, outras companhias conseguem otimizar o tempo de seus clientes, por exemplo, a Gol. Por isso digo que depende de cada objetivo. E se é mais eficiente ao consumidor, desde que não seja invasivo e tenha o consentimento do mesmo, ambas as partes só tem a lucrar.

      Um abraço.

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