Comentário da matéria “Uso de internet no celular cresce 340% em um ano”
Jornal Folha de São Paulo
Com a divulgação da pesquisa TIC Domicílios, relativa ao ano de 2011, ficou comprovado: nunca o brasileiro usou tanto um aparelho celular para acessar a internet. 17% das pessoas utilizaram o dispositivo móvel mais popular do país para estarem conectadas. Em 2010, este número era de apenas 5%, segundo pesquisa anual do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). Desde 2008, a porcentagem mantinha-se estável, entre 6 e 5%.
Os especialistas justificam o elevado crescimento dos números devido à massificação dos Androids (celulares com o sistema operacional do Google), que são encontrados por valores mais acessíveis. Entretanto, tal retrato demonstra o desejo dos brasileiros pelos smartphones.
Os celulares representam a segunda tecnologia mais presente nas casas dos brasileiros, chegando aos impressionantes 87% de adesão. Com tal significativo índice, temos um vasto potencial a ser explorado. Ainda não há uma receita pronta, mas é importante questionarmos: como fazer dos celulares uma ferramenta de inclusão digital?
Experiências positivas reforçam que é preciso popularizar os serviços de internet móvel e o custo dos aparelhos. Parcerias público-privadas podem ser uma boa solução, seja para minimizar impostos referentes a este segmento ou estudar novas propostas. Paralelamente, é recomendável mais investimentos em aplicações voltadas ao serviço público ou governo eletrônico.
São necessárias ações em conjunto para que possamos utilizar estrategicamente a forte adesão dos brasileiros por celulares em um plano efetivo de inclusão digital. Aproveitar este potencial é oportunizar ao cidadão o acesso às tecnologias da informação e da comunicação como forma de exercer seus direitos, em um mundo cada vez mais globalizado e conectado.
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