Carro elétrico tem tarifa de importação zerada

A alíquota do imposto de importação sobre carros elétricos antes de 35% será zerada hoje, em publicação pela Câmera de Comércio Exterior (Camex). Os veículos híbridos (que combinam o motor convencional a combustão interna com outro elétrico) do modelo “plug-in” (recarregados na tomada) também terá esse importo reduzido.

Nesse último caso, as alíquotas que também eram de 35% passam a ser de 2% a 7%. Quanto mais econômico foi o automóvel, menor será a taxação. Isso se as montadoras trouxerem os veículos para ser finalizados no Brasil.

De acordo com o governo federal, os incentivos a esses novos tipos de veículos que possuem baixo consumo de combustível e emissão reduzida de poluentes, tem o objetivo de inserir o Brasil nas novas rotas de tecnologia.

A notícia até parece animadora, mas nem tanto… Isso porque além de faltar infraestrutura no país para suportar esse tipo de tecnologia, como as estações de recarga para os veículos, “os carros elétricos seguem sem ter tratamento tributário específico e pagam a taxa mais alta no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)… Para completar, a valorização do dólar tem encarecidos as importações desses modelos de carros”, como cita a reportagem.

Ainda há muito que se fazer e barreiras a serem vencidas. Contudo, não podemos negar que essa ação já é um passo importante do nosso país. Os carros elétricos representam um grande avanço em nossa sociedade e sem dúvida, essa é uma tecnologia disruptiva. Nós esperamos que o Brasil esteja alinhado às tendências futuras e se esforce para excluir barreiras que impedem as inovações.

 

 

 

*Assunto extraído do Jornal Valor Econômico

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU