Como virar uma organização de rede

 

As empresas podem se beneficiar muito quando mudam o foco das transações para os relacionamentos, seja com consumidores, funcionários ou fornecedores. Para muitas organizações este é um indicativo de sucesso de longo prazo.

O modelo de organização em rede é seguido por companhias, como Airbnb e eBay. Nele, todos os relacionamentos se tornam agentes de crescimento e sucesso. Outras duas vantagens são: a flexibilidade diante de mudanças e a capacidade de preservar as relações quando ocorrem mudanças significativas.

A transição para essa modalidade envolve três fatores:

  • Criar incentivos para a formação de relacionamentos – a empresa desenvolve situações que recompensam e dão às pessoas a chance de formar mais relacionamentos. Ela também pode oferecer recompensas de brindes materiais personalizados, certificados ou títulos.
  • Desenvolver um propósito compartilhado e disseminar esse conceito por toda a organização – é essencial que todos estejam alinhados ao propósito central da companhia, algo que envolve toda a comunidade de profissionais, líderes e consumidores. Quando tudo faz sentido a todos, a mudança é levada dos colaboradores aos clientes.
  • Confiar nos funcionários – a revista HSM dá o exemplo da Zappos, pois a empresa contrata com base da confiança, mais do que em habilidade, pois parte da ideia de que as habilidades podem ser ensinadas, enquanto a confiança é inata.

É interessante ter conhecimento de outros modelos de gestão e ver o que outras companhias estão fazendo. De qualquer maneira, eu acredito que um bom relacionamento com as pessoas é algo fundamental para o sucesso de um negócio, é o cultivo de uma relação aberta e saudável seja com os colaboradores, fornecedores ou clientes. Isso compõe esforços que no futuro fazem toda a diferença.

 

 

 

*Assunto baseado na reportagem da revista HSM

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