EUA colocam Alibaba em lista negra de falsários

 

Os Estados Unidos vive uma tensão comercial com a China, e com a posse de Donald Trump como presidente do país, isso tende a piorar ainda mais.

O Alibaba, maior site de e-commerce da China foi colocada pelo governo americano na lista negra de “mercados notoriamente” conhecidos por vender falsificados. “Embora medidas recentes estabeleçam expectativas positivas para o futuro, os níveis atuais de falsificação e pirataria reportados são inaceitavelmente altos”, afirmou o Escritório do Representante de Comércio dos EUA.

Donald Trump ainda nomeou como líder de sua equipe de política comercial Peter Navarro, conhecido por sua postura agressiva em relação à China.

Enquanto isso, a plataforma chinesa comandada por Jack Ma se lamentou e disse que provavelmente esta foi uma decisão politicamente motivada. Alegou ainda que neste ano removeu mais que o dobro de produtos infratores do que em 2015.

Para ter uma ideia do tamanho desse mercado, apenas o Taobao – setor online de propriedade do Alibaba – possui 10 milhões de comerciantes e mais de um bilhão de mercadorias disponíveis.

Não sejamos hipócritas ao afirmar que muitos produtos vendidos em sites como o Alibaba não se enquadram como falsificados, apesar de que com tantos bilhões de mercadorias disponíveis é difícil mensurar o que é considerado ilegal ou não. De certa forma isso também acontece com o eBay, plataforma americana que segue o mesmo padrão. A questão é que o atual presidente não vai mesmo facilitar a vida dos estrangeiros.

 

 

*Assunto baseado na reportagem do jornal Valor Econômico

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU