É um carro ou um computador? A nova tecnologia que nos conecta na estrada

 

Daqui algum tempo a nossa experiência sobre as quatro rodas será totalmente diferente do que nós conhecemos até agora. As montadoras e empresas de tecnologia estão cheias de inovações.

As promessas neste mercado não são apenas de veículos autônomos ou carros elétricos, as companhias estão também investindo pesado em tecnologias digitais. Confira algumas delas:

  • Telefone que vira chave – sistema que permite que o smartphone se transforme em uma chave virtual, destravando portas e ligando o carro.
  • Checkup virtual – aplicativos que indicam sobre algum problema com o veículo, como a baixa de óleo, e automaticamente entram em contato com a concessionária.
  • Telas sensíveis ao toque que não precisam ser tocadas – tecnologia de controle de gestos que permite ao motorista controlar o rádio, por exemplo, apenas com comandos com sinais de mão.
  • Manobrista pelo celular – possibilita que o motorista estacione seu carro usando um smartphone, mesmo sem estar dentro do carro.
  • Tecnologia para evitar cochilo na direção – sistema que emite alerta quando captam movimentos inesperados na direção ou acelerador indicando que está cochilando, ou sensores que monitoram o rosto e os olhos do motorista para evitar esse problema.

Apesar de todos os avanços que salta aos olhos dos consumidores, dispositivos conectados à internet são infelizmente um alvo de hackers com más intenções. Se atender a esse detalhe é sem dúvida de extrema importância. Nós estamos ansiosos para viver novas experiências, mas definitivamente não estamos preparados para dentro de nossos carros sofrer chantagens ou qualquer tipo de desgaste vindo de criminosos.

Outro ponto válido é que as leis sobre o uso de celulares dentro dos veículos ganhou muito mais relevância, por exemplo, agora mesmo com o carro parado se você utilizar o celular a multa pode chegar a 300 reais. Pode parecer até estranho, pois as leis atuais lutam para que as pessoas desassociem esses aparelhos com os carros, enquanto as novas tecnologias como as citadas aqui no texto agem exatamente no sentido contrário.

 

 

 

*Assunto baseado na reportagem do jornal Valor Econômico

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU