As 3 fases sociais das empresas

 

As tecnologias sociais provaram progressivamente o quanto podem somar resultados positivos em diversos aspectos de uma organização. Foram detectados três fases de uso dessas ferramentas sociais, uma evolução das estratégias e da mentalidade das companhias.

A consultoria McKinsey acompanhou por dez anos (2005 a 2015) o uso desses programas sociais nas empresas. Ao todo 2,75 mil executivos do mundo participaram da pesquisa.

Alguns dados relevantes:

  • As ferramentas mais escolhidas são Facebook, LinkedIn, Twitter e o Yammer. A adoção de blogs também aparece no contexto.
  • No primeiro momento o objetivo era interagir com clientes, depois conectar tanto colaboradores como stakeholders
  • O ganho mais comum foi o maior acesso ao conhecimento de especialistas de dentro e de fora da companhia. Depois foi reduzido custos através de comunicações internas mais eficientes e do uso, por exemplo, de plataformas de vídeo e compartilhamento de conteúdo.

Agora vamos para as três fases de evolução das mídias sociais dentro da organização:

  1. Utilização do Facebook ou do Youtube para conquistar novos clientes e interagir com os já consolidados.
  2. Uso de plataformas internas como Chatter, Connections e Yammer, para conectar os colaboradores, reunir conhecimento ou geri-lo sistematicamente.
  3. Nessa etapa as companhias estão favorecendo o crowdsourcing (financiamento coletivo), procurando interna como externamente, ideias inovadoras para a solução de problemas e expandindo linhas de produtos e serviços.

 

Em qual estágio está a sua empresa?

Com o tempo as tecnologias sociais se tornaram mais íntimas das organizações e deixaram de ser apenas uma tendência do momento. Apenas estar presente nesses meios não significa um ótimo sinal, é preciso desenvolver estratégias certeiras a fim de filtrar o máximo de recursos e resultados que essas ferramentas podem produzir para as empresas.

No mundo virtual um fã pode facilmente se multiplicar cem, da mesma maneira que um descontente pode virar outros duzentos. Inclua seu público tanto interno como externo na participação das estratégias. Dissolva as linhas que separam esses agentes. Depois você volte aqui para contar os resultados.

 

 

*Assunto baseado na reportagem da revista HSM

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