Ao copiar Snapchat, Instagram tenta levar lógica do app a público maior

 

Na semana passada, dia 2, o Instagram lançou um novo recurso que permite que as pessoas compartilhem o seu dia-a-dia de um modo diferente. A ferramenta é uma cópia – descarada – do Snapchat.

Denominado de Instagram Stories, os usuários podem publicar fotos, vídeos e textos que aparecem juntos no formato de apresentação de mídias, ou seja, de uma história. É possível adicionar filtros, desenhos e adesivos para ficar mais divertido. Tudo disponível apenas por 24 horas. – Exatamente idêntico ao Snapchat.

A vantagem do Stories é já ter acesso a todas as histórias das pessoas que você segue no Instagram através de uma barra no topo do seu feed. Mark Zuckerber, o dono do Facebook e do Instagram, também tem como estratégia atingir as pessoas mais velhas (diferente do Snap que conquistou primeiramente o público adolescente) que gostam desse tipo de conteúdo, mas não quer entrar em outra rede social.

O Instagram que nasceu em 2010 possui atualmente 500 milhões de usuários ativos mensalmente. O seu rival Snapchat que foi lançado apenas um ano depois já tem quase o dobro de usuários.

“Quando você é um inovador, isso é ótimo. Assim como o Instagram merece todo o crédito por trazer os filtros para a linha de frente. Não é sobre quem inventou o que, é sobre um formato e como você pode levá-lo para uma rede social e colocar seu próprio jeito nele”, disse Kevin Systrom, presidente-executivo do Instagram.

Concordo em partes com Systrom, reproduzir recursos e detalhes do concorrente no seu produto é uma coisa, fazer uma cópia idêntica é outra. O Instagram Stories talvez seja a reação vingativa de Zuckerber uma vez que Evan Spiegel, criador do Snapchat, recusou em 2013 a oferta de US$3 bilhões pela rede. Este foi um golpe duro do Facebook, resta saber se será ou não um nocaute no Snap.

 

 

 

*Assunto baseado no jornal Folha de S. Paulo

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