O que artistas podem ensinar às empresas

 

Muitas celebridades adotam estratégias nas redes sociais que as aproximam ainda mais de seus fãs, além de atrair novas pessoas. Veja algumas ações que você também pode usar para a sua empresa ou no seu negócio.

As dicas são muito válidas, mas tenha cautela para não ser tão ousado nessas plataformas assim como muitos famosos são. Confira as dicas:

Cada plataforma é diferente

A Rihanna, por exemplo, compartilha no Instagram fotos mais sensuais, no Snacpchat ela mostra o seu dia-a-dia, como fazer compras na padaria ou matar um mosquito no quarto de hotel. As empresas podem e devem fazer abordagens diferentes nas plataformas.

Nunca poste a mesma coisa nas redes (Facebook, Twitter, Pinterest, Snapchat, Instagram e etc). Se você desejar falar sobre o mesmo assunto, ao menos fale de formas diferentes em cada um desses lugares.

Não desapareça

Segundo dados da Shareablee, em setembro deste ano uma marca postou em média, 38 vezes no Instagram, 36% a mais que um ano atrás.

Para as pessoas te verem, obviamente você tem que aparecer. Mas cuidado para não ser incômodo, pois isso também acaba afastando seus seguidores. Faça um planejamento das postagens, por exemplo: no Instagram pode ser interessante que você poste quatro vezes por semana, no Facebook todos os dias.

Preste atenção aos seguidores

Quando uma jovem fã da cantora Taylor Swift escreveu sobre amor não correspondido no Instagram, Taylor respondeu: “Sinta-se bem por ser o tipo de pessoa que ama desinteressadamente. Creio que um dia você encontrará alguém que te ame exatamente da mesma forma”.

Quem não gosta de ser correspondido? É claro que quanto se tem muitos seguidores interativos fica mais difícil responder a todos, mas vale muito apena prestar atenção e sempre que possível curtir, comentar ou compartilhar postagens que citam sobre sua marca ou produto.

Não seja tão promocional

O ator Vin Diesel, de Velozes e Furiosos, usa o Facebook para promover seus filmes, mas também compartilha histórias pessoais para seus mais de 95 milhões de seguidores. Para as marcas, é essencial evitar aparecer só quanto tiver promoções ou lançamentos.

Construa uma narrativa

Beyoncé já lançou vídeos surpresas na época no Natal na sua conta do Facebook e Instagram. Ela também usa as redes para responder rumores e notícias desfavoráveis.

Use esses meios para também esclarecer dúvidas e explicar problemas. Não apague os comentários de quem expor recados negativos, tente esclarecer o ocorrido, mostre-se aberto para resolver o problema e, se for preciso, entre em contato com a pessoa.

 

 

 

*Assunto extraído do Jornal Valor Econômico

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