Sem medo de se aventurarem no mercado internacional, algumas startups brasileiras estão apostando seus negócios em diversos locais fora do Brasil. Ao que tudo indica, elas estão se dando muito bem.
A Movile que eu já citei algumas vezes aqui no blog é uma das mais internacionalizadas startups do Brasil. O seu aplicativo PlayKids é usado por 17 milhões de pessoas de todo o mundo, e está em mais de 102 países. “Quase todas as empresas brasileiras não pensam grande. É preciso fazer isso, além de inovar sem medo de errar”, disse o fundador da Movile, Fabrício Bloisi.
A Easy Taxi também se expandiu e hoje já está presente em 17 países. A mineira Hotmart, que desenvolve soluções de pagamento e comércio online começou recentemente suas operações na Itália, França e Espanha.
O início da história no exterior da Samba Tech começou depois que o seu CEO, Gustavo Caetano, se reuniu com Satya Nadella, presidente da Microsoft. Do encontro surgiu a ideia de ir para os Estados Unidos; e assim foi feito. Quando o escritório foi aberto em Seattle um novo aplicativo de troca de mensagens corporativa também foi inaugurado, o Kast. Em apenas nove dias eles conquistaram clientes de 150 países.
É normal ter receio de apostar em outros países, fora a burocracia brasileira que não colabora com essa intenção, pisar em solo estrangeiro exige antes muita análise, planejamento e mensuração de gastos. É também interessante buscar mentores que vão servir como um suporte daquele local. As empresas citadas no artigo servem de inspiração para quem possui o desejo de investir lá fora, se esse é o seu caso, boa sorte!
*Assunto baseado na reportagem da revista Isto É Dinheiro
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