A nova era do “talentismo”

 

As bases de uma nova ideologia do século 21 são “maior liberdade individual, mais responsabilidade perante a sociedade, aprendizado perpétuo, fortalecimento da cultura local e maior respeito à diversidade”, segundo o guru alemão Klaus Schwab.

Ele ainda afirma que o capitalismo será seguido por um novo sistema denominado de “talentismo”, no qual o foco será no talento e não no capital. Como professor, Klaus ganhou diversos prêmios, também já escreveu vários livros e é o criador da maior reunião global de líderes econômicos e políticos, o Fórum Econômico Mundial.

Em entrevista para a revista Época Negócios ele cita principalmente sobre as mudanças referentes à quarta revolução industrial. Um novo sistema que será composto por mudanças radicais no modelo tradicional de gestão e no mercado de trabalho, consequentes principalmente da evolução da inteligência artificial e do aprendizado das máquinas.

As empresas devem ficar atentas a essa questão e não ter apenas a produtividade como foco dos negócios. “Será uma revolução de valores, onde iremos incluir ideias como engajamento, propósito e inclusão no nosso foco econômico”, explica Klaus. As companhias “precisarão ter a habilidade para navegar em meio às mudanças nas exigências dos consumidores, à crescente escassez de recursos e às transformações nas legislações regulatórias”.

Garantir a prosperidade nesse meio sugere também que as empresas do país continuem a inovar e enfatizar a mão de obra (item que pode ficar escasso diante da exigência de novas habilidades). Além é claro, de “um ambiente com instituições imparciais, fortes e transparentes, infraestrutura de primeira linha e mercados que funcionem”. Klaus ainda afirma que sua maior preocupação é que essa revolução não seja acompanhada por governos ágeis e valores fortes de que ela irá precisar.

Desde já os empreendedores devem refletir e se preocupar em adequar seus negócios para este novo mundo. Ficar acomodado é algo totalmente desprezível em qualquer mercado de atuação. Procure estabelecer novos e maiores objetivos, se alie com outras empresas, acredite e invista no potencial dos seus funcionários, compartilhe conhecimentos e esteja sempre atento aos novos rumos do futuro.

 

 

 

*Assunto baseado na reportagem da revista Época Negócios

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU