Startup caipira

 

No embalo para contribuir com um mundo mais sustentável e preocupado com a natureza, um novo modelo da agricultura atua como um parceiro do meio ambiente e não mais como uma das principais atividades atuais do desmatamento.

A agricultura tradicional funciona como uma grande inimiga da natureza, por consequência das árvores derrubadas para o plantio o desmatamento das regiões é agressivo. Além disso, há o empobrecimento do solo e as mudanças climáticas.

Um novo sistema tem ganhado atenção, é o chamado agroflorestal ou agricultura sintrópica. O objetivo é reunir a produção de alimentos à produção florestal, plantando comida em meio às arvores que, no fim de seu ciclo de vida, são comercializadas como madeira.

O local que está desenvolvendo esse sistema em larga escala no mundo se localiza no município de Itirapina, SP, é a Fazenda da Toca, especializada em alimentos orgânicos, uma propriedade do empresário Pedro Paulo Diniz. Já forem feitas parcerias com universidades, Unicamp, a Embrapa e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, para desenvolver o sistema agroflorestal.

Como explica a reportagem: “Além de máquinas adaptadas a essa realidade e novas tecnologias, a equipe também se dedica a desenvolver parcerias e a pensar novos arranjos de trabalho, que permitam aplicar o modelo em larga escala, zelando pela sustentabilidade em termos ambientais, econômicos e sociais”.

As questões que envolvem essa pegada sustentável vivem um período de destaque se comparado com os últimos anos. Os consumidores estão mais atentos com as instituições ligadas a esse conceito. Para quem deseja investir ou pensa em prosperar novos negócios é importante ficar atento a esse quesito.

 

 

*Assunto baseado na reportagem da revista Época Negócios

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU