Antes de concluir a contratação para um novo cargo importante da empresa os profissionais passam por um filtro que tem se tornado indispensável: a análise completa da pessoa no mundo virtual.
A internet diz muito sobre a gente – até mais do que imaginamos -, por isso hoje na hora de contratar alguém não é só o currículo um fator indispensável. A corporação também analisa os finalistas no âmbito digital, em outras palavras, como se compartam na internet. Dependendo da atuação a vaga pode se concretizar ou não.
Já existe até um termo para exemplificar quando são encontrados vestígios desinteressantes da pessoa na web: “passivo digital” ou “karma digital”.
Não só executivos são analisados, como também diferentes cargos de uma organização. Muitas empresas até chegam a utilizar as próprias redes sociais para recrutar profissionais. Por isso é tão importante ter cuidado com o que a gente publica e compartilha nesse meio. Assim como a internet é imensamente vantajosa ao levar conteúdo rapidamente para milhares de pessoas, ela também pode ser cruel ao espalhar na mesma velocidade informações negativas. Isso não significa que você deve ter ‘medo’ de estar presente nesse mundo ou se tornar um usuário ‘sem opinião’, mas é preciso ter mais atenção para que o seu comentário não gere interpretações indesejadas.
*Artigo baseado na reportagem do jornal Valor Econômico
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