Patrulha digital

 

Aplicativos brasileiros estão se tornando grandes aliados dos cidadãos na maneira de cobrarem melhorias da gestão pública das cidades. Parceria que também se estende as prefeituras interessadas em resolver mais rapidamente problemas urbanos.

No app Colab.re as prefeituras pagam para ter acesso em tempo real de queixas que os próprios moradores fazem, como buracos nas ruas, lixo, iluminação, denúncias de foco do mosquito da dengue, entre outros. É possível tirar fotos e enviar para o aplicativo, além dos interessados receberem alertas sobre o andamento do caso.

A ferramenta recebe atualmente três mil queixas mensais de 97 cidades brasileiras. “Em algumas secretarias, a solução dos problemas ficou três vezes mais rápida”, diz Jonas Donizette, prefeito de Campinas.

Há também outros aplicativos brasileiros com funções simulares, como o ZUP desenvolvido pelo Instituto TIM e a Cidadanize criado pela Softplan.

Com certeza esse tipo de recurso facilita muito a vida dos cidadãos, pois oferece a possibilidade de resolver com mais rapidez problemas urbanos, e também as prefeituras que podem otimizar melhor o tempo gasto com esse tipo de tarefa, além de se mostrarem interessadas ao diálogo e interação com as pessoas. Isso tudo claro, se o trabalho for realmente efetivo. Não adianta aderir à ferramenta se houver descaso com as denúncias e demora ao solucioná-las.

A falta de segurança pública é outro fator que me preocupa bastante. A utilização de aplicativos também pode ser favorável para que os cidadãos se tornem parceiros da polícia para identificar e solucionar crimes. As pessoas estão apavoradas com o descaso com a criminalidade, ninguém se sente realmente protegido. Não adianta continuar agindo da mesma maneira e querer que os resultados mudem. É preciso com urgência propor novas estratégias e soluções para que quem sabe um dia, os brasileiros sintam-se mais seguros em seu país.

 

 

 

*Artigo baseado na reportagem da revista Exame

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU